Topo

Libertadores - 2019

Flu vive temporada ruim em casa, e torcida não cumpre meta de público

Jogadores do Fluminense perderam várias chances contra o Huachipato - Ricardo Ayres/Photocamera
Jogadores do Fluminense perderam várias chances contra o Huachipato Imagem: Ricardo Ayres/Photocamera

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/03/2013 06h02

A química destacada pelo técnico Abel Braga e por jogadores do Fluminense entre torcida e equipe nas últimas temporadas ainda não apareceu em 2013. Além de viver seu maior jejum no Engenhão, sem vencer há seis jogos, o time das Laranjeiras faz fraca campanha como mandante até aqui: uma vitória, quatro empates e uma derrota, com 38,8% de aproveitamento. Na Libertadores, com o empate por 1 a 1 com o Huachipato na última quarta-feira, a equipe ainda não conhece o sabor de vencer em casa.

A torcida tricolor apoiou o Fluminense praticamente até o apito final - quando vaiou e chamou o grupo de 'time sem vergonha' - mas novamente teve presença decepcionante nas arquibancadas do Engenhão. Mesmo com a redução no preço dos ingressos e promoção onde integrantes do sócio-futebol entravam de graça, apenas 13.678 pessoas testemunharam o amargo empate.

Com isso, uma campanha do departamento de marketing, que pretendia que o time atingisse a marca de 800 mil torcedores em jogos no torneio internacional, dentro de casa, virou mico.

Ao menos 18.417 tricolores deveriam estar no estádio para o clube atingisse a meta, mas o número foi bem inferior. Durante a semana, os jogadores chegaram a treinar usando coletes com o número 800 na parte de trás, em referência ao 'projeto'. Vídeos convidando os torcedores e declarações no site oficial também foram usadas para chamar o torcedor, mas não surtiram o efeito desejado. No final, o técnico Abel Braga defendeu a reação ofensiva das arquibancadas.

MÉDIA DE PÚBLICO NA LIBERTADORES

  • 17.914

    tricolores por jogo

     

    "Vocês [jornalistas] até sabem qual termo vou usar para isso. O torcedor é soberano. O ano passado foi muito bom e é óbvio que a torcida não está contente. Perder para o Grêmio em casa, por 3 a 0, com atuação ruim. E hoje empatar um jogo que era para ganhar com tranquilidade... Não quero o torcedor satisfeito, tem todo direito. Não me manifesto quando ele é contra, não pode estar satisfeito, pois também não estamos", disse Abel Braga.

    Força fora de casa
    O retrospecto irregular atuando no Rio de Janeiro não é exatamente novidade para o time das Laranjeiras. Desde o ano passado, o Fluminense soma mais pontos longe do seu torcedor. No Brasileirão, a equipe carioca fez um ponto a mais como visitante. Somados todos os jogos desde o início da temporada 2012 até agora, o aproveitamento fora é de 68,2%, contra 63,4% em seus domínios, segundo o site FutDados.

    Apesar de liderar o grupo 8 da Taça Libertadores com sete pontos, a equipe das Laranjeiras tem um jogo a mais que Grêmio e Caracas. O grupo se reapresenta nesta quinta-feira, nas Laranjeiras, e volta a campo pela competição apenas no dia 10 de abril, contra o time gaúcho. Antes, porém, estreia na Taça Rio no dia 17 deste mês, contra o Audax.