Topo

Libertadores - 2019

Comandante rebate Conmebol e diz PM mineira agiu certo e evitou o pior

Policial aponta arma para jogadores do Arsenal durante confusão no Independência - AP Photo/Eugenio Savio
Policial aponta arma para jogadores do Arsenal durante confusão no Independência Imagem: AP Photo/Eugenio Savio

Do UOL, em Belo Horizonte

05/04/2013 14h29

A coronel Claudia Araújo Romualdo, que comandou a ação da Polícia Militar de Minas Gerais durante confronto com os jogadores do Arsenal, na quarta-feira passada, no estádio Independência, rebateu as declarações do secretário-geral da Conmebol, o argentino José Luis Meiszner, que considerou a “imperdoável” a ação dos policiais mineiros.

Segundo a comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, os policiais envolvidos no incidente com os argentinos agiram corretamente e evitaram “uma confusão ainda maior”.

“Não carece comentário algum. Temos imagens que falam por si, o que houve, quem agrediu está nas imagens. As medidas foram tomadas pela Polícia de forma correta, e eles não saíram do estádio como pensaram que iriam sair”, disse a comandante da Polícia Militar de Minas Gerais, em entrevista a TV Bandeirantes.

Assim que o árbitro encerrou a goleada do Atlético-MG sobre o Arsenal Sarandí, por 5 a 2, pela Libertadores, iniciou o confronto entre policiais militares e jogadores do time argentino. Houve trocas de agressões e a confusão se estendeu na porto do vestiário do Independência, quando ocorreu novo confronto.

Nesta quinta-feira, o secretário-geral da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) fez duras críticas à atuação da Polícia mineira. "O ocorrido ontem (quarta-feira) no Brasil foi um caso de má aplicação das medidas de segurança, porque o que a Polícia local fez foi um ato antinatural para uma sociedade moderna", disse José Luis Meiszner, em entrevista à agência estatal de notícias argentina Télam.

"O que a Polícia do Brasil fez ontem (quarta-feira) à noite aos jogadores do Arsenal é imperdoável e incompreensível, e não se pode repetir. No entanto, nós não podemos garantir, de maneira séria e responsável, que isso não voltará a acontecer, porque temos limitações", acrescentou o dirigente.

De acordo com a comandante do policiamento de Minas, os policiais foram proteger o trio de arbitragem e revidaram as agressões. “O comportamento deles (argentinos) foi inaceitável. A Polícia agiu da forma correta, procurando defender ao juiz e evitando uma confusão ainda maior”, ressaltou Claudia Romualdo.

Sete jogadores do Arsenal foram autuados por lesão corporal e desacato em decisão proferida pela juíza Patrícia Froes, no final da madrugada de quinta-feira, ainda no Independência. O clube argentino foi multado em R$ 38 mil devido ao ocorrido depois da partida.

Um dos atletas identificados, Ivan Marcone, seria o agressor da comandante da PM mineira. De acordo com Claudia Romualdo, o jogador do Arsenal se desculpou publicamente durante a audiência realizada no Independência.