Topo

Libertadores - 2019

'Muitos têm idolatria pelo Júlio César", diz Tite, ao escalar goleiro

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

09/04/2013 19h26

Pouco menos de um ano depois de ser sacado do time titular, Júlio César terá novamente uma grande chance pelo Corinthians por conta da lesão de Cássio. Questionado sobre a pressão que o goleiro reserva pode sofrer no início do mata-mata da Libertadores, Tite defendeu o seu comandado ao ser questionado sobre a pressão que ele pode sofrer.

“Vocês [da imprensa] estão dando muita importância, pegando parte da torcida. Não é bem assim, tem muito torcedor que gosta do Júlio. Já vi muita gente tendo uma idolatra muito grande por ele. Assim como tem muita gente que não gosta do estilo do Tite”, disse o técnico.

AO "DEU OLÉ", ANDRÉS FALA SOBRE CHANCE DE ASSUMIR PRESIDÊNCIA DA CBF

Júlio César perdeu a vaga nas quartas do Paulista do ano passado, quando o Corinthians perdeu da Ponte Preta com duas falhas dele. Tite resolveu trocá-lo por Cássio, que entrou bem diante do Emelec, ganhou a posição e seria um dos heróis das conquistas da Libertadores e do Mundial.

Desta vez, será o contrário. Nesta terça, o Corinthians anunciou que Cássio ficará afastado de três a quatro semanas por uma fratura em um osso do punho esquerdo. Com isso, ele deve perder as oitavas da Copa Libertadores.

Neste ano, Júlio César chegou a virar a terceira opção de Tite após falhar diante do Paulista, logo no início da temporada. O treinador identificou que ele tinha retornado das férias fora de forma e longe de seu melhor rendimento, e por isso resolveu dar sequência a Danilo Fernandes.

Agora, a oportunidade no time titular aparece justamente quando Danilo está baleado. No último fim de semana, um mau jeito nas costas o tirou até do banco de reservas na vitória por 2 a 0 contra o São Bernardo, pelo Paulista. Júlio estava em campo, foi bem e pode assumir a posição até o retorno de Cássio.

“Deixa o jogo [desta quarta] passar. Mas as oportunidades são para avaliação de desempenho. Está aberta, sim, a possibilidade dele continuar”, disse Tite, deixando claro que pode interromper o rodízio para ter ao menos um goleiro com ritmo de jogo nas oitavas da Libertadores.

O problema é como a torcida vai reagir a essa situação. Nos últimos tempos, o público corintiano tem pegado no pé do goleiro, que foi formado na base e está no clube desde 2005. Tite minimiza as falhas e vê o pupilo mais bem preparado para situações de pressão.

“Júlio foi, no Campeonato Brasileiro, uma pilastra muito grande para nós. Daqui a pouco ele aparece mais maduro, passando por situações que foram difíceis para ele. O Júlio cresceu muito nisso. Ele é identificado com o Corinthians, mas maturidade, concentração, isso a evolução trouxe”, concluiu.