Topo

Libertadores - 2019

Ex-craque Reinaldo exalta time do Atlético-MG e compara Cuca a Telê

Ex-atacante Reinaldo (com um amigo) acredita em conquistas do atual time atleticano - Arquivo Pessoal/Reinaldo Lima
Ex-atacante Reinaldo (com um amigo) acredita em conquistas do atual time atleticano Imagem: Arquivo Pessoal/Reinaldo Lima

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

10/04/2013 06h00

O time formado no final da década de 70 e começo dos anos 80, que entre outros tinha Reinaldo, Cerezo e Luizinho, considerado um dos melhores da história do Atlético-MG, encantou pelo futebol, mas não obteve conquista de expressão. Trinta anos depois, o alvinegro mineiro volta a montar uma equipe que chama a atenção pelo futebol demonstrado e por números expressivos.

O atual elenco do Atlético-MG vem ganhando a confiança do seu torcedor e muitos deles chegam a considerá-lo o de melhor time da história do clube. A torcida atleticana se mostra otimista e esperançosa com a campanha feita na Libertadores, competição em que o alvinegro de Belo Horizonte tem 100% de aproveitamento.

Porém, ex-jogadores, de duas épocas importantes do clube, o de campeão brasileiro de 1971, título mais importante da história do Atlético e da década de 80, que embalou a torcida e encantou o futebol brasileiro, mostram confiança na volta dos títulos importantes em 2013. Eles adotam discursos diferentes, entretanto, quanto ao título de atual melhor time da história alvinegra.

  • Anibal Philot/Reuters

    Cuca, treinador do Atlético-MG desde agosto de 2011, é comparado pelo ex-craque Reinaldo a Telê Santana, considerado um dos melhores técnicos brasileiros de todos os tempos

“Para mim já no mínimo igualou, em termos de futebol, o nosso time de 80. O Atlético vem fazendo uma campanha maravilhosa desde o ano passado. Em termos de conquista ainda não teve, mas creio que vai aparecer. Mas é um dos maiores times da história do Atlético, sem dúvida alguma”, disse Reinaldo Lima, artilheiro atleticano da década de 80.

Maior jogador da história do Atlético, Reinaldo, até hoje chamado de “Rei” pelos atleticanos, vê Cuca como “novo Telê Santana”, comandante do time na conquista do título nacional em 1971. “O Cuca é um treinador muito interessante. O mais importante, é um treinador que além de conhecer o jogador, assim como era com o Telê, ele deixa o jogador em forma técnica. Com ele, o atleta sabe passar bem, finalizar bem”, destacou.

Considerado até os dias atuais o maior time da história do Atlético, a equipe formada nas décadas de 70 e 80, que tinha jogadores que ganharam renome mundial, como Reinaldo, o zagueiro Luizinho, o volante Toninho Cerezo e os atacantes Éder Aleixo, Paulo Isidoro e Marcelo Oliveira, atual treinador do rival Cruzeiro, teve destaque pelo futebol ofensivo, mas que resultou em poucas conquistas.

Fernando Santos/Folhapress
O time tem tudo para conquistar títulos e marcar seu nome na história. O time tem vontade, raça e muito futebol. Não perde no Independência, a torcida está animada

Dadá Maravilha, ex-atacante atleticano

O melhor time atleticano somou no currículo o vice-campeão brasileiro em 1977 e 1980, além do hexacampeonato Mineiro, entre 1978 e 83. Porém, o fato que mais ficou marcado na história da equipe foi a eliminação para o Flamengo, no Serra Dourada, pela Libertadores de 1981, em que o time mineiro teve cinco jogadores expulsos, entre eles Reinaldo, pelo juiz Roberto Wright, que encerrou mais cedo a partida, dando vitória ao time carioca, por número insuficiente de atletas atleticanos.

O bom momento do Atlético de 2013, liderado por Ronaldinho Gaúcho, fez Reinaldo passar o trono de rei para o atual camisa 10. “Passei para o Ronaldinho, ele é o rei do Atlético, por tudo o que vem fazendo, pela sua qualidade, seu nome, duas vezes melhor do mundo. Ele é o novo rei, a torcida deve chamar ele assim”, justificou.

O ex-atacante Paulo Isidoro vê ainda a necessidade de título por parte do atual elenco atleticano. “É um time que vem bem, foi bem ano passado, este ano começou bem, mas tem de ser campeão, não adianta apenas ficar em campo e não ser campeão. Para isso, tem de ter calma, esquecer o salto alto, achar que é o melhor time do mundo. Tem de continuar jogando bola, para frente, para vencer e aí sim poder ser um dos melhores times da história do clube. Tem tudo para que isso aconteça, mas tem de vencer”, analisou.

Outro time atleticano, ainda mais antigo, postulante ao título de maior equipe da história do clube é o de 1971, em que conquistou, o inédito e único título do Atlético no Campeonato Brasileiro daquele ano, comandado por Telê Santana. A equipe, não tão brilhante tecnicamente, se destacou com a vontade e determinação dos atletas, com destaque para Dario, Lola, Vantuir, Humberto Ramos, Oldair e o goleiro Renato, entre outros.

Principal nome do Atlético em 71, o centroavante Dadá Maravilha se rende ao futebol atleticano de 2013. “O time tem tudo para conquistar títulos e marcar seu nome na história. O time tem vontade, raça e muito futebol. Não perde no Independência, a torcida está animada. Vai dar trabalho para todos e pode superar o time de 71, campeão brasileiro. Eu estou abismado com o futebol do Atlético”, observou.

“O Ronaldinho é o maestro do time, tem uma técnica absurda, lembra os grandes camisas 10 de antigamente. Mas tem o bambino de ouro (Bernard), o Jô, que pelo alto é matador, o Réver que é melhor que o Luizinho, o time está muito bem formado, o Cuca faz um grande trabalho”, acrescentou Dadá Maravilha.