Topo

Libertadores - 2019

Ministro da Justiça vai à Bolívia e discute situação de torcedores corintianos

Torcedores do Corinthians estão presos na Bolívia desde a morte de Kevin, em fevereiro - Aizar Raldes/AFP
Torcedores do Corinthians estão presos na Bolívia desde a morte de Kevin, em fevereiro Imagem: Aizar Raldes/AFP

Renata Giraldi

Da Agência Brasil, em Brasília

17/04/2013 17h58

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, passou a quarta-feira reunido com autoridades das áreas de segurança, Justiça e fronteiras, em La Paz, na Bolívia. Ele discutiu propostas para intensificar a fiscalização nas regiões fronteiriças e também a questão envolvendo os 12 torcedores corintianos detidos em Oruro, na Bolívia.

As reuniões ocorrem no momento em que o Brasil articula com a Bolívia, o Peru e o Equador acordos para minimizar os efeitos da imigração de haitianos e o caso dos torcedores brasileiros que aguardam definição da Justiça boliviana.

As autoridades da Bolívia fizeram nesta quarta a reconstituição informal do episódio envolvendo torcedores brasileiros que terminou com a morte do jovem Kevin Espada, 14 anos, no Estádio de San José, em 20 de fevereiro deste ano. Desde a morte de Espada, 12 torcedores do Corinthians são mantidos detidos no presídio de San Pedro, há quase dois meses.

A operação é chamada na Bolívia de “inspeção ocular” e está sob comando do Ministério Público de Oruro, que fica a cerca de oito horas de carro de La Paz, capital da Bolívia. A Embaixada do Brasil em La Paz foi informada sobre a reconstituição.