Topo

Libertadores - 2019

Nos duelos entre o pior e o melhor da 1ª fase, nem sempre dá a lógica; relembre as 'zebras'

O melhor da 1ª fase Atlético-MG irá encarar novamente o São Paulo, agora nas oitavas - Leonardo Soares/UOL
O melhor da 1ª fase Atlético-MG irá encarar novamente o São Paulo, agora nas oitavas Imagem: Leonardo Soares/UOL

Do UOL, em São Paulo

18/04/2013 13h00

Desde a Copa Libertadores de 2005, o regulamento aponta cruzamento entre os melhores primeiros colocados da primeira fase contra os piores segundos colocados nas oitavas de finais. Nesta edição do torneio, o mata-mata terá duelo brasileiro entre Atlético-MG, dono da melhor campanha, e São Paulo, o último posicionado entre os classificados às oitavas. Mas a história recente já mostrou que nem sempre o favoritismo prevalece.

Em 2010 e 2011, dois times brasileiros realizaram as melhores campanhas, Corinthians e Cruzeiro, respectivamente. E ambos caíram já no primeiro embate dos mata-matas. Os paulistas foram eliminados pelo Flamengo de Vágner Love e Adriano, e os mineiros não resistiram ao colombiano Once Caldas.

As ‘zebras’ contra os favoritos aconteceram também em 2006 e 2012, mas não tão cedo. Melhor time da primeira fase em 2006, o Vélez Sársfield passou pelo confronto argentino com o Newell's Old Boys nas oitavas, mas caiu logo em seguida, nas quartas, para o mexicano Guadalajara. E no ano passado, o Flu com um super elenco montado para o torneio, também parou nas quartas após fazer a melhor campanha da fase inicial. Relembre estes casos:

CORINTHIANS CAI PARA O FLAMENGO EM 2010

  • O Corinthians de 2010 tinha ninguém menos que Roberto Carlos e Ronaldo em seu elenco. Ralf e Elias formavam a entrosada dupla de volantes da equipe que fez campanha irretocável na 1ª fase. Foram cinco vitórias e apenas um empate, fora de casa. Porém, o cruzamento reservou um clássico nacional na fase seguinte, contra o Flamengo de Adriano Imperador e Vágner Love. No primeiro jogo no Maracanã, vitória rubro-negra sob muita chuva, com gol de pênalti de Adriano. Na partida de volta em São Paulo, o Corinthians conseguiu o resultado favorável de 2 a 1, mas o gol marcado por Love no segundo tempo eliminou os paulistas.

CRUZEIRO É ELIMINADO PELO ONCE CALDAS EM 2011

  • O Cruzeiro da Libertadores de 2011 foi quase perfeito na 1ª fase. Foram cinco vitórias, com três goleadas incontestáveis em casa, e apenas um empate sem gols fora de casa. O ataque marcou 20 gols e a defesa sofreu somente um. O duelo das oitavas de final seria contra o Once Caldas, que já não assustava tanto quanto o surpreendente time campeão da edição de 2004. O desafio parecia mesmo fácil. Na Colômbia, triunfo cruzeirense por 2 a 1. Mas, em Minas Gerais, a situação se complicou. A equipe celeste esteve irreconhecível na Arena do Jacaré e caiu por 2 a 0, acumulando a eliminação precoce.

VÉLEZ E FLUMINENSE TAMBÉM NÃO FORAM LONGE QUANDO MELHORES

  • A sina da eliminação dos melhores da primeira fase não ocorre apenas nas oitavas de final. Em 2006, o Vélez Sársfield foi o 1º colocado geral, com melhor ataque da competição. Logo de cara nas oitavas, duelo argentino contra o Newell's Old Boys, mas a ‘maldição’ não veio, com a classificação do Vélez. Porém, nas quartas, duelo contra o Guadalajara e classificação mexicana. Em 2012, o poderoso Flu confirmou o investimento no elenco e saiu da primeira fase com a melhor campanha. A única derrota havia sido para o Boca Jrs. Nas oitavas, no entanto, o tricolor das Laranjeiras passou pelo Inter, mas reencontrou o tradicional Boca nas quartas. Com derrota na Argentina e empate no Rio, terminava ali a vida do time carioca na Libertadores.