Topo

Libertadores - 2019

Luxemburgo é 'culpado' por briga no Chile e pega 6 jogos de suspensão

Vanderlei Luxemburgo pegou seis jogos de suspensão pela briga no Chile  - Lucas Uebel/Preview.com
Vanderlei Luxemburgo pegou seis jogos de suspensão pela briga no Chile Imagem: Lucas Uebel/Preview.com

Do UOL, em Porto Alegre

29/04/2013 16h40

A Conmebol se manifestou nesta segunda-feira sobre a briga no final da partida entre Grêmio e Huachipato, pela fase de grupos da Libertadores. O técnico Vanderlei Luxemburgo foi 'culpado' pela confusão generalizada. Luxa pegou seis jogos de suspensão, mais do que qualquer profissional do time chileno.

Através de seu site oficial, a entidade comunicou todas as punições referentes ao jogo. Ao pegar seis jogos, Vanderlei Luxemburgo está fora de todas as fases da Libertadores até as finais, se o Grêmio chegar. Além dele, o auxiliar técnico Émerson está fora por oito jogos. E o zagueiro Douglas Grolli de cinco partidas. O Grêmio, no entanto, pode recorrer.

ASSISTA À AGRESSÃO SOFRIDA POR VANDERLEI LUXEMBURGO NO CHILE

QUEDA DE LUXA GANHA MONTAGENS DE INTERNAUTAS; VEJA AS MELHORES

 

O clube terá que arcar com multas referentes a todos os jogadores. O Grêmio, somados casos, terá que pagar 55 mil dólares. A punição é muito maior que para o Huachipato.

Os chilenos pegaram as seguintes punições: o técnico Jorge Pellicer 1 jogo, o preparador físico Marcelo Rosemblat 1 jogo, Arrué três jogos, Nuñez três jogos e Espinoza cinco. Além disso, pelas diferentes punições, o clube terá que pagar 23 mil dólares.

A Conmebol se reuniu, analisou as imagens e os documentos do jogo e resolveu 'culpar' Luxa. Já que a pena mais forte foi repassada ao técnico gremista. E ele não vive momento nada tranquilo. Após a eliminação do Grêmio no Gauchão, o técnico está ameaçado de demissão e tem no jogo da próxima quarta-feira a 'última chance' de permanecer. Mas em sua oportunidade derradeira, não estará na beira do gramado.

Além disso, a larga punição pode pesar na avaliação de permanência da direção. O Grêmio tentou reverter o quadro, apresentou a defesa de seus profissionais nesta segunda, mas nada conseguiu. Até o fechamento desta matéria, a direção do clube não se manifestou.

Ao fim do jogo entre Grêmio e Huachipato, no dia 18 de abril, o treinador gremista foi até o árbitro, ao mesmo tempo que a comissão técnica rival. Após algumas palavras, foi perseguido pelo técnico e preparador físico do oponente. Percebendo que uma briga iniciaria, Luxa tentou correr, mas escorregou e caiu no gramado sendo agredido por jogadores do time chileno.

Após a confusão, que ainda teve invasão do campo, o técnico Pellicer, do Huachipato, disse que Luxemburgo provocou ao rir e dizer que os adversários já estavam de férias.