Topo

Cruzeiro não se livra da altitude em estreia na Libertadores contra Garcilaso

Do UOL, em Belo Horizonte

18/12/2013 21h39

O Cruzeiro conheceu nesta quarta-feira o adversário da estreia na Copa Libertadores de 2014. O time de Marcelo Oliveira vai estrear na competição diante do Real Garcilaso, que ficou com a segunda vaga do país ao perder a final do Campeonato Peruano para o Universitário, nesta quarta-feira, no terceiro e decisivo duelo entre as equipes.

O jogo aconteceu em campo neutro na cidade de Huancayo, a 3.200 metros de altitude. Com a bola rolando os times empataram por 1 a 1, o que forçou a disputa nos pênaltis. O time do Universitário levou a melhor e venceu o rival por 5 a 4. Os times já haviam se enfrentado em duas partidas. Na primeira o Garcilaso venceu por 3 a 2, mas depois o Universitário deu o troco em Lima, ao bater o rival por 3 a 0.

Em função disso, o Cruzeiro fará sua estreia no dia 12 de fevereiro no Peru, e muito provavelmente na altitude. A cidade sede do clube peruano é Cuzco, a 3.400 metros acima do nível do mar. Porém, o estádio Inca Garcilaso de La Veja está fechado para reformas e o clube deve escolher jogar em cidades próximas, com Huancayo e Espinar.

Apesar da ameaça da altitude, o Real Garcilaso ainda é uma equipe nova e de pouca tradição no futebol. O clube foi fundado em 2009. Esta será a segunda participação na Libertadores, a primeira foi neste ano.

 Além dos peruanos, o Cruzeiro já tem como adversário definido no grupo 5 o Defensor Sporting, do Uruguai, um clube centenário. O último integrante da chave será conhecido apenas no ano que vem, após a primeira fase da Libertadores.

 Um representante chileno - que será definido no próximo domingo e sai de Universidad de Chile e Deportes Iquique – enfrenta o Guarani, do Paraguai. Quem triunfar entra no grupo do Cruzeiro.