Topo

Sem estádio, 1º rival do Cruzeiro na Libertadores faz peregrinação pelo Peru

Do UOL, em Belo Horizonte

19/12/2013 06h00

O adversário de estreia do Cruzeiro na edição 2014 da Libertadores foi definido na última quarta-feira. O time celeste inicia a competição viajando ao Peru para enfrentar o Real Garcilaso, que foi vice-campeão peruano ao ser derrotado pelo Universitário na disputa por pênaltis. No entanto, a equipe estrelada ainda não sabe em qual cidade ou estádio jogará, já que os rivais estão sem estádio e tem feito uma verdadeira peregrinação pelo país.

O Real Garcilaso é um time da cidade de Cuzco, que está situada a 3.400 metros acima do nível do mar, e tem como sede o estádio Inca Garcilaso de La Veja, que possui 42 mil lugares e também abrigava os jogos do Cienciano. Mas, o local não pode ser usado, porque o governo de Cuzco está reformando o teto do estádio e as instalações internas, em um projeto que deverá ser concluído apenas em meados de 2014.

Sem a sua “casa”, o time peruano tem atuado por outros estádios do país e a primeira opção foi o municipal de Urcos, uma cidade localizada a 50 quilômetros de Cuzco. Porém, em julho, durante uma preliminar entre as equipes do Real Garcilaso e do Sporting Cristal, um jovem jogador do adversário, de apenas 18 anos, chamado Yavir Clavijo morreu no estádio por conta de uma parada cardiorrespiratória.

Segundo o jornal El Commercio, do Peru, o pessoal do clube do Real Garcilaso acusou os profissionais do Sporting Cristal de negligência dizendo que havia um desfibrilador em uma das vãs médicas. Por causa da morte, o jogo entre os profissionais foi cancelado e remarcado para três dias depois. No entanto, o time do Sporting já havia voltado para a capital e os anfitriões venceram por W.O.

Por causa dos problemas de infraestrutura e falta de segurança, o Real Garcilaso passou a adotar como ‘casa’ a cidade de Espinar, que fica a 241 quilômetros de Cuzco, e foi lá, a 3.900 metros de altura,  onde jogou a primeira partida da final do Campeonato Peruano contra o Universitário, com vitória, por 3 a 2. O estádio é acanhado, 20.620 lugares, e de difícil acesso, com estradas de terra e ribanceiras pelo caminho.

Outro lugar que o time peruano jogou o terceiro e decisivo jogo da final do Campeonato Peruano foi na cidade de Huancayo, a 3.260 metros, em estádio que também possui capacidade para 20 mil torcedores. Este local recebeu apenas quatro partidas internacionais até o momento e é uma das opções para o Real Garcilaso.

O time peruano ainda poderá jogar em Lima, ma, dificilmente fará essa opção, pois abriria mão da altitude. Como opções, a capital peruana oferece o estádio Nacional do Peru e o estádio Monumental. O time celeste deverá conhecer o local em que vai atuar apenas na próxima temporada.