Topo

Atlético-PR vence nos pênaltis de forma épica e segue vivo na Libertadores

Do UOL, em São Paulo

06/02/2014 00h17

O Atlético-PR está na fase de grupos da Copa Libertadores 2014. E a classificação na noite desta quarta-feira não poderia ter sido conquistada de forma mais emocionante. Após ser derrotado por 2 a 1 em Lima, no Peru, na semana passada, o time rubro-negro conseguiu um gol no último lance do segundo tempo e venceu o Sporting Cristal pelo mesmo placar no tempo normal. Na decisão por pênaltis, empurrados pelos torcedores que lotaram a Vila Capanema, os brasileiros levaram a melhor (5 a 4) e desta forma seguiram vivos na competição.

Com a classificação heroica, o Atlético-PR junta-se a Vélez Sarsfield (Argentina), The Strongest (Bolívia) e Universitario (Peru) na chave 1 da Libertadores. E a estreia do time rubro-negro na fase de grupos já tem data marcada: dia 13 de fevereiro, contra o The Strongest, na mesma Vila Capanema.

O primeiro tempo na Vila Capanema teve a cara da Copa Libertadores. Foram seis cartões amarelos e dois vermelhos, para Zezinho e Balbin, que se desentenderam depois de uma dividida e acabaram expulsos de campo. Gols, só no segundo tempo.

Aos 16min, Fran Mérida cobrou falta fechada da direita e Manoel se antecipou para desviar de cabeça e abrir o placar. 1 a 0, placar que classificava o Atlético-PR para a fase de grupos da Libertadores.

Porém, a resposta do Sporting foi imediata. Na cobrança de Calcaterra para dentro da área, Irven Ávila apareceu no segundo pau – em posição duvidosa - e empurrou para o gol. 1 a 1, resultado que passava a ser favorável para os peruanos.

Aos 20min, Cóssio recebeu o segundo amarelo e deixou o Sporting com apenas nove jogadores em campo. Com um a mais, o Atlético-PR partiu ainda mais para cima, já que precisava de pelo menos um gol para levar a decisão para os pênaltis.

O jogo seguiu de ataque contra defesa, e no último lance do segundo tempo, quando tudo já parecia perdido, já aos 49min, o Atlético-PR teve um pênalti a seu favor, após mão na bola de Ortiz em lance que contou com diversas finalizações do time brasileiro.

Éderson, que não estava bem no jogo, não desperdiçou a cobrança e levou o jogo para os pênaltis. Ele mesmo inaugurou a decisão de penalidades, e voltou a marcar. A partir daí, mais emoção na Vila Capanema. O Atlético-PR chegou a perder dois pênaltis, mas o Sporting (que teve a chance de confirmar a vaga) fez o mesmo, e a decisão foi para as cobranças alternadas.

Nelas, Manoel fez, Aquino perdeu, e a torcida rubro-negro pôde fazer a festa na Vila Capanema.