Topo

Botafogo recebe 'time do Papa' em 1ª estreia 'caseira' na Libertadores

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/02/2014 06h07

O Botafogo estreia nesta terça-feira, às 20h, na fase de grupos da Libertadores, ao enfrentar o San Lorenzo-ARG, no Maracanã. E fazer o primeiro jogo atuando em casa é algo inédito para o Alvinegro em suas três participações na competição continental. Em 1963, 73 e 96, o clube de General Severiano foi a campo longe do Rio de Janeiro. Contra o ‘time do Papa’ – o líder da igreja católica é torcedor da equipe argentina –, os cariocas esperam fazer valer essa situação e somar os três primeiros pontos no grupo 2.

A primeira participação do Botafogo na Libertadores ocorreu em 1963 e com vitória. O Alvinegro foi até o Peru, onde bateu o Alianza Lima, por 1 a 0. Porém, essa foi a única estreia que vale a recordação pelos lados de General Severiano. Isso porque em 1973 e 1996, o time de General Severiano foi derrotado: 3 a 2 para o Palmeiras, no Parque Antártica, e 3 a 0 para o Corinthians, no Pacaembu, respectivamente.

A história, no entanto, tem tudo para ser diferente em 2014. Empolgado com a goleada por 4 a 0 sobre o Deportivo Quito-EQU, na última quarta-feira, o que garantiu o time na fase de grupos da Libertadores, o Botafogo quer escrever um novo enredo. Mesmo ciente da qualidade do San Lorenzo, atual campeão argentino, o Alvinegro está confiante em nova vitória no Maracanã.

Prova disso é que o técnico Eduardo Hungaro manterá o mesmo time que goleou o Deportivo Quito para a partida diante do San Lorenzo nesta terça. Mesmo com atuação questionada pela torcida, o atacante Tanque Ferreyra será mantido na equipe principal. Assim, Elias, que foi um dos principais atletas na última quarta, seguirá no banco de reservas.

“O San Lorenzo perdeu na estreia do Argentino, mas fez um bom jogo. É uma equipe consistente, muito bem definida atrás, que sabe atacar e tem muita velocidade na frente. Então, o grau de dificuldade será muito grande, precisamos dos nossos torcedores. Temos que apresentar o mesmo nível apresentado contra o Deportivo Quito para termos um bom resultado”, disse o técnico Eduardo Hungaro.

Confiança mesmo após derrota

Após ser campeão em 2013, o San Lorenzo estreou com derrota no Campeonato Argentino na última sexta-feira: 2 a 0 para o recém-promovido Olímpo. Mesmo com o resultado fora do esperado, o próximo adversário do Botafogo está confiante em estragar a festa da torcida alvinegra.

“Temos ferramentas suficientes para fazê-los lamentar após a partida. Por outro lado, eles têm jogadores experientes, que sabem jogar esse tipo de partida. Eles jogam bastante pelas pontas e será um bom duelo por esse setor”, afirmou o meio-campista Júlio Buffarini ao jornal argentino “Olé”.

BOTAFOGO x SAN LORENZO-ARG

Data e hora: 11/02/2014 (terça-feira), às 20h (horário de Brasília)
Local: Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Roberto Silvera (URU)
Auxiliares: Miguel A. Nievas e Nicolas Taran (URU)

BOTAFOGO
Jefferson; Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Jorge Wagner e Wallyson; Tanque Ferreyra
Técnico: Eduardo Hungaro

SAN LORENZO-ARG
Sebastián Torrico, Julio Buffarini, Cetto, Santiago Gentiletti, Emanuel Más; Ortigoza, Juan Mercier, Kalinski, Ángel Corrêa e Piatti; Blandi
Técnico: Edgardo Bauza