Topo

Fla encara bilionário mexicano e 'casa do Barça' em estreia na Libertadores

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/02/2014 06h10

Após mais de dois meses da conquista da Copa do Brasil, o Flamengo, enfim, inicia sua tão sonhada caminhada na Copa Libertadores da América nesta quarta-feira. E como manda a tradição da competição, a estreia será em um cenário bem longe do convencional. Depois de uma maratona de quase 20h de viagem e pouco descanso, o Rubro-negro encara o León, às 22h, no México.

E se o primeiro jogo não é diante da equipe mais forte da competição, pode-se dizer que é contra uma das mais ricas. O time do estado de Guanajuato pertence (30%) ao bilionário Carlos Slim, apontado pela revista Forbes como o homem mais rico do mundo. O empresário do ramo de telecomunicações é o responsável por investimentos e contratações do atual campeão mexicano.

Outra curiosidade deste confronto de estreia no torneio sul-americano está no nome do local da disputa. O time da Gávea enfrenta os mexicanos no estádio Nou Camp, batizado assim pelos torcedores do León por conta de uma suposta pressão semelhante a do campo do Barcelona, da Espanha, que possui uma casa homônima.

Tabu em estreias
Nada, porém, parece assustar o Flamengo, que se diz tranquilo para a estreia e pronto para tentar quebrar um tabu histórico de nunca ter vencido um jogo de estreia na Libertadores fora de casa – seis empates e três derrotas.

“Não fomos bem nas participações anteriores, mas esse ano tem que ser diferente. Todo mundo está com muita vontade de chegar longe. A equipe está fechada e o clima é muito bom. E vamos tentar vencer na estreia. Não tem nada de buscar o empate. Vamos jogar para vencer”, comentou o lateral Léo Moura.

Para a estreia, o técnico Jayme de Almeida terá força máxima, com todos os jogadores à disposição. O comandante rubro-negro, no entanto, ainda não definiu todos os titulares, com dúvidas no meio (Carlos Eduardo ou Everton) e na defesa (Erazo ou Samir).

Pelo lado mexicano, algumas dúvidas também tomam conta da cabeça do técnico Gustavo Matosas. O treinador ainda não tem certeza se poderá contar com o zagueiro Rafa Márquez, ex-Barcelona. O experiente defensor ainda se recupera de dores musculares e só deve ter a escalação confirmada momentos antes do jogo.

Mais do que começar bem o torneio, o León, que quebrou jejum de 16 anos sem títulos nacionais, busca uma vitória nesta quarta para conquistar os já famosos e polpudos prêmios do bilionário Carlos Slim. O homem mais rico do mundo, que comparece a quase todos os jogos, oferece dinheiro e até produtos eletrônicos a jogadores a cada resultado positivo.

LEÓN x FLAMENGO

Data e hora: 12/02/2014 (quarta-feira), às 22h (horário de Brasília)
Local: Estádio León (Nou Camp), em Guanajuato (México)
Árbitro: José Hernando Buitrago (COL)
Auxiliares: Wilmar Navarro (COL) e Rafael Rivas (COL)

León
William Yarbrough; Vázquez Gómez, Magallón, Rafa Márquez e Edwin Hernández; Elias Hernandez, Luis Arturo Montes, Éisner Loboa, Carlos Peña e; Matías Brito e Mauro Boselli
Técnico: Gustavo Matosas

Flamengo
Felipe; Léo Moura; Wallace, Erazo (Samir) e André Santos; Amaral, Muralha, Elano e Carlos Eduardo (Everton); Paulinho e Hernane
Técnico: Jayme de Almeida

ANTES DA LIBERTADORES, DERROTA NO CLÁSSICO CONTRA O FLUMINENSE