Topo

Grêmio estreia no grupo da morte da Libertadores contra Nacional no Uruguai

Após marcar de pênalti no Gre-Nal, Barcos é a esperanças de gols do Grêmio na estreia contra o Nacional - Vinícius Costa/ Agência Preview
Após marcar de pênalti no Gre-Nal, Barcos é a esperanças de gols do Grêmio na estreia contra o Nacional Imagem: Vinícius Costa/ Agência Preview

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

13/02/2014 06h06

A partir das 22h15, no estádio Parque Central, em Montevidéu, Grêmio e Nacional do Uruguai darão início a disputa por uma das vagas do grupo 6 para as oitavas de final da Copa Libertadores da América. Em campo, duas equipes que somadas conquistaram cinco títulos da principal competição do continente e quatro títulos mundiais de clubes.

Além do vice-campeão brasileiro, duas vezes campeão da América e uma do mundo, e do Nacional, Newells Old Boys, da Argentina, semifinalista da competição em 2013, e o Atlético Nacional, da Colômbia, campeão em 1989 e vice em 1995, perdendo o título justamente para o Grêmio, formam o grupo do morte. Os uruguaios chegaram a fase de grupos após perder para o Oriente Petrolero, na Bolívia, por 1 a 0, e vencer em casa, por 2 a 0.

Para iniciar a caminhada até o título, o Grêmio manteve a base da equipe que terminou em segundo no Brasileiro 2013, agregou alguns valores e contratou o técnico Enderson Moreira, que fez bom trabalho no Goiás na temporada passada. As principais alterações ocorreram no gol, onde Marcelo Grohe reassume a titularidade com a saída de Dida, na lateral esquerda, com o jovem Wendell na vaga de Alex Telles, negociado com Galatasaray, e no ataque, que terá Luan, destaque nestes dois meses de 2014 e da equipe sub-20 no ano passado.

O jogador de 20 anos terá a tarefa de substituir Kleber. O Gladiador sofreu uma lesão nos ligamentos do joelho direito e precisa de mais 22 dias de tratamento. No empate no clássico Gre-Nal do último domingo, Luan teve boa participação e será mantido como titular. Líder do grupo B do Gauchão, o tricolor gaúcho quer embalar na temporada e, mesmo jogando fora de casa, quer somar três pontos.

"Não será fácil. Temos que saber segurar a pressão deles. Eles estão estreando em casa e vão vir para o tudo ou nada. Precisamos usar a nossa experiência ali atrás e segurar a bola. Temos um bom time, um bom elenco e viemos com o intuito de vencer. Vamos dar o máximo”, afirmou o zagueiro Rhodolfo.

O time do técnico Gerardo Pelusso deve ser praticamente o mesmo que venceu o Oriente Petrolero, na pré-Libertadores, e que bateu o Rentistas, por 2 a 0, no último domingo. A única alteração deve ser a saída de Ismael Benegas para a entrada de Andrés Scotti.

O restante da equipe é a mesma que vem liderando o Torneio Clausura, ao lado do Fênix, com seis pontos conquistados em duas rodadas. Os principais destaques da equipe uruguaia são: o goleiro Munúa, de 36 anos, que passou as últimas 11 temporadas atuando na Espanha e na Itália, o zagueiro André Scotti, de 38 anos, e os atacantes Ivan Alonso, de 34, e o reserva Alvaro Recoba, de 38.

"É uma muito boa equipe, mas que também tem suas dificuldades. Sabemos que fez um bom Brasileiro no ano passado, mas é um time diferente. Tem jogadores importantes e com bom nível, mas não é um bicho-papão”, afirmou Pelusso.

NACIONAL-URU X GRÊMIO

Data: 13/02/2014 (quinta-feira)
Horário: 22h15 (de Brasília)
Transmissão: Fox Sports
Local: Estádio Parque Central, em Montevidéu (URU)
Árbitro: Antonio Arias (Paraguai)
Assistentes: Dario Ganoa e Eduardo Cardozo (Paraguai)

NACIONAL-URU
Munúa; Álvarez, Scotti, Curbelo e Juan Díaz; Prieto, Calzada, Cruzado e Pereiro; De Pena e Alonso.
Técnico: Gerardo Pelusso

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros e Zé Roberto; Luan e Barcos
Técnico: Enderson Moreira.