Topo

Grêmio vence Nacional-COL e assume a liderança do grupo 6 da Libertadores

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

25/02/2014 23h53

O Grêmio venceu o Atlético Nacional, da Colômbia, por 3 a 0, nesta terça-feira, na Arena, e assumiu a liderança isolada do grupo 6 da Libertadores com seis pontos. Apesar de mais uma atuação destacada do jovem Luan, Ramiro com uma assistência e um gol foi o principal responsável pela segunda vitória do tricolor gaúcho na competição sul-americana. Alán Ruiz, aos 43 minutos, marcou o terceiro e fechou a goleada.

Com a derrota, os colombianos permanecem na segunda colocação do grupo e podem ser ultrapassados por Newell’s Old Boys-ARG e Nacional-URU que se enfrentam na quinta-feira, na Argentina.

Atuando em casa, o Grêmio partiu para o ataque desde o apito inicial. Aos oito minutos, Zé Roberto fez jogada individual e, na entrada da área, passou para Wendel. O lateral ganhou no corpo do adversário e chutou, mas a bola saiu ao lado da goleira defendida por Martínez. Dois minutos depois, Cardona bateu falta da intermediária, Marcelo Grohe não conseguiu segurar e a defesa afastou pela linha de fundo.

Depois de um período de muita disputa entre as intermediárias e com algumas jogadas ríspidas, Zé Roberto voltou a levar perigo para os colombianos aos 18 minutos. O meia bateu falta da intermediária, mas a bola passou próxima ao travessão do Atlético Nacional.

O Grêmio dominava as ações ofensivas, porém, tinha dificuldade para ultrapassar a linha de quatro jogadores armada por Juan Osório. Os colombianos pouco criavam e esperavam no campo de defesa para tentar surpreender os gaúchos.

Aos 28 minutos, Ramiro lançou na entrada da área, Luan aproveitou que a defesa colombiana parou para pedir impedimento e chutou por cima de Martínez para abrir o placar. Grêmio 1 a 0. A reação do Atlético Nacional veio aos 32 com Cardona. Após passe dentro da grande área, o meia arriscou um forte chute, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora, a esquerda de Grohe.

Depois do gol, os colombianos aumentaram a presença no campo de defesa do Grêmio, porém, sem conseguir criar oportunidades claras de gol. Aos 45 minutos, Luan passou de calcanhar para Zé Roberto, o experiente meia esperou a penetração do jovem na grande área e fez o lançamento. Martínez saltou nos pés de Luan e a bola foi em direção a meta, mas  Medina, quase em cima da linha, afasta pela linha de fundo.

Logo há dois minutos, Uribe recebeu lançamento nas costas de Wendell, avançou  e na entrada da área, Marcelo Grohe salvou o Grêmio com os pés. Atrás no placar e necessitando de um gol para não ver os brasileiros assumirem a liderança do grupo 6, os colombianos iniciaram a a segunda etapa pressionando.

Aos sete, Cardona passou para Cárdenas que chutou prensado com Rhodolfo, a bola saiu fraca, mas passou próximo ao poste esquerdo de Marcelo Grohe. O Grêmio reagiu aos 16 minutos. Luan aproveitou um passe errado da defesa colombiana e chutou de dentro da grande área. Martínez fez a defesa em dois tempos.

No lance seguinte, Luan fez jogada individual pela esquerda de ataque e cruzou para Zé Roberto. O meia não esperou a bola cair e chutou. Mais uma vez o goleiro do Atlético Nacional espalmou e evitou o segundo gol. Porém, aos 19, Ramiro recebeu cruzamento e, sem marcação, chutou para o fundo das redes. Grêmio 2 a 0.

O Atlético Nacional voltou a levar perigo aos 27 minutos do segundo tempo. Após escanteio, Bernal desviou dentro da grande área em direção ao gol, mas Marcelo Grohe fez a defesa.

O Atlético Nacional voltou a levar perigo aos 27 minutos do segundo tempo. Após escanteio, Bernal desviou dentro da grande área em direção ao gol, mas Marcelo Grohe fez a defesa. Aos 40, Alán Ruiz deixou Barcos sozinho na frente de Martínez, mas o argentino chutou para fora, próximo ao poste direito dos colombianos. Três minutos depois, Alán Ruiz fez jogada individual, driblou três vezes os marcadores e chutou no canto inferior esquerdo de Martins.

O próximo jogo do Grêmio pela Libertadores é contra o Newell’s Old Boys no dia 13 de março, na Arena. Dois dias antes, o Atlético Nacional recebe o Nacional-URU, às 21h15, em Medellín. O próximo compromisso do tricolor gaúcho está marcado para sábado, contra o São Paulo-RS, às 16h, no estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, pela 11ª rodada do Campeonato Gaúcho.

GRÊMIO 3 x 0 ATLÉTICO NACIONAL-COL

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Werley e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros(Máxi Rodríguez), Zé Roberto (Dudu) e Luan (Alán Ruiz); Barcos.
Técnico: Enderson Moreira.

ATLÉTICO NACIONAL
Martínez; Medina, Bocanegra, Murillo e David; Bernal, Mejía, Cardona e Cardenas; Uribe (Trellez) e Berrío (Díaz).
Técnico: Juan Carlos Osorio.

Data: 25/02/2014 (terça-feira)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Patricio Polic
Auxiliares: Francisco Mondria e Raul Orellana
Cartões amarelos: Luan, Edinho (GRE) e Bernal, Berrío, Cardona (ANA)
Cartão vermelho: -
Público: 33.640
Renda: R$ 1.595.910,00
Gols: Luan, aos 28 minutos do primeiro tempo. Ramiro, aos 19 minutos do segundo tempo, e Alán Ruiz, aos 43 minutos.