Topo

Fla encara Emelec para espantar trauma e risco de vexame na Libertadores

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/02/2014 06h10

As expressões “Emelec” e “Copa Libertadores” não trazem boas lembranças para o Flamengo. No entanto, o Rubro-negro terá que superar a combinação no jogo desta quarta-feira, às 22h, no Maracanã, para evitar qualquer risco de um novo vexame na competição quando o time equatoriano está envolvido.

Em 2012, o time da Gávea foi eliminado ainda na primeira fase do torneio sul-americano após uma vitória do Emelec sobre o Olimpia, no Paraguai. Na época, os jogadores rubro-negros acompanharam os últimos momentos deste jogo no gramado do Engenhão, após a vitória sobre o Lanús, e lamentaram muito o gol equatoriano aos 47 minutos do segundo tempo.

Nesta quarta, o time precisa de uma vitória não apenas para o trauma do Emelec, mas também para evitar o mesmo fim ao final da etapa de grupos. Após uma derrota por 2 a 1 para o León, do México, na estreia, um novo tropeço deixaria o Flamengo em situação complicadíssima no grupo 7 da Libertadores.

“Não queremos falar em trauma, mas sabemos que não podemos bobear. Precisamos muito dessa vitória. Não queremos repetir aquela situação”, disse o lateral direito Léo Moura, que estava em campo na eliminação de 2012.

Outro fator que precisará ser superado pelo time carioca é a possível perda do artilheiro Hernane para o jogo. Em negociação com o Shangai Shenhua, da China, o “Brocador” se concentrou com o elenco, mas ainda não sabe se jogará nesta quarta. A concretização das conversas pode tirar o centroavante do jogo. Caso isso ocorra, Alecsandro será o titular.

“Não podemos pensar muito nisso também. Temos que superar. A Libertadores está aí e temos que fazer o nosso papel. O Flamengo vai continuar. Precisamos valorizar quem fica e fazer nosso trabalho da melhor maneira”, ressaltou o lateral André Santos.

No restante da equipe, o treinador Jayme de Almeida não deverá ter maiores mudanças. A única alteração será entre os volantes: Muralho assumirá a vaga de Amaral, expulso no primeiro jogo. Na frente, Everton segue entre os titulares do ataque, já que Paulinho ainda se recupera de dores na região pubiana.

Pelo lado do Emelec, além das boas lembranças de 2012, o time aposta na sequência de 14 jogos invictos na temporada. Os equatorianos esperam manter a invencibilidade e seguir rumo à classificação em mais um ano no grupo do Flamengo na Libertadores.

Na estreia pelo torneio, os equatorianos venceram, em casa, o Bolívar por 2 a 1. Em caso de novo triunfo, além de afundar o Flamengo, a equipe assumiria a liderança isolada do grupo.

FLAMENGO x EMELEC

Data e hora: 26/02/2014 (quarta-feira), às 22h (horário de Brasília)
Local: Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Néstor Pitana (Argentina)
Auxiliares: Hernan Maidana e Juan Belatti (ambos da Argentina)

Flamengo
Felipe; Léo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Cáceres, Muralha, Elano e Lucas Mugni; Everton e Hernane (Alecsandro)
Técnico: Jayme de Almeida

Emelec
Dreer; Vera, Achilier, Guagua e Bagüi; Quiñónez, Giménez, Mena e Bolaños; Caicedo (Escalada) e Stracqualursi
Técnico: Gustavo Quinteros

NO ÚLTIMO JOGO, VITÓRIA PELO CARIOCA COM GOL DE ALECSANDRO