Topo

Enquanto fica no Fla, Hernane ajuda time a vencer o Emelec na Libertadores

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/02/2014 00h02

Por enquanto, Hernane ainda não foi para a China. Mais do que isso, ficou no Rio, entrou em campo nesta quarta-feira e ajudou o Flamengo a vencer o Emelec por 3 a 1 pela Copa Libertadores. O Brocador, que não balançava as redes no Maracanã desde 2013, marcou um dos gols - Elano e Everton fizeram os outros - do triunfo que fez o Rubro-negro respirar na competição sul-americana. Escalada descontou para os equatorianos.

Com os três pontos conquistados sobre o algoz da eliminação sofrida de 2012, o time da Gávea se recuperou do tropeço na estreia e evitou que a situação se complicasse no torneio.

O Flamengo cumpriu seu papel com a vitória em casa e se igualou ao Emelec na segunda colocação do grupo 7. O León lidera com 4. O próximo jogo do Rubro-negro pela Libertadores, novamente no Maracanã, será no dia 12, contra o Bolívar, quando a equipe precisará de uma nova vitória para se aproximar de uma vaga na segunda fase e espantar qualquer chance de eliminação precoce.

Sufocado pelo adversário no início do jogo, o Flamengo não conseguiu se impor no gramado e exercer a pressão costumeira de jogos no Maracanã. A dificuldade na troca de passes no meio de campo era visível e o Rubro-negro tinha dificuldades para chegar ao ataque.

Coube, então, ao talento individual de alguns jogadores furar a retranca do Emelec. Aos 10min, o veloz Everton arrancou com a bola da esquerda para o meio e sofreu falta na entrada da área; Elano, com perfeição, cobrou no ângulo esquerdo do goleiro Dreer, sem chance de defesa. Era o gol que abriria o placar e os espaços do campo para o Flamengo.

Com a vantagem no placar e o moral elevado, o time carioca evitou o sufoco tomado no início do jogo. Desorganizado, porém, não controlava a partida. E o time novamente apostava em seus talentos individuais nas poucas chances. Bem no jogo, Everton ainda colocou uma bola na trave após chute perigoso, mas o primeiro tempo terminou em 1 a 0.

Na volta do intervalo, o Flamengo continuou com dificuldades no meio campo para trocar passes e exibir seu melhor jogo coletivo. Ainda assim, conseguiu ampliar o placar. Aos 9min, André Santos fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Hernane, que tocou levemente na saída do goleiro para encerrar o jejum no Maracanã em 2014 e fazer 2 a 0 para o Rubro-negro.

Mais tranquilo em campo, o Flamengo ainda teve tempo de marcar mais um e decretar a vitória sobre o Emelec. Aos 36min, Everton, que foi um dos melhores em campo, recebeu bom passe de Cáceres pela direita e tocou para o gol. 

Escalada ainda fez um gol e descontou para o Emelec aos 43min, mas não impediu a vitória do Flamengo.

FLAMENGO 3 x 1 EMELEC

Data: 26/02/2014 (quarta-feira)
Local: Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Néstor Pitana (Argentina)
Auxiliares: Hernan Maidana e Juan Belatti (ambos da Argentina)
Público: 34.726 pagantes / 39.188 presentes
Renda: R$ 1.801.152,50
Cartões amarelos: Gabriel Achilier e Pedro Quiñonez (EME); André Santos, Léo Moura, Everton e Feijão (FLA)
Cartão vermelho: Gabriel Achilier (EME)
Gols: Elano, aos 10 minutos do primeiro tempo, Hernane, aos 9, e Everton aos 36 minutos do segundo tempo (FLA); Escalada, aos 43 minutos do segundo tempo

Flamengo
Felipe; Léo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Cáceres, Muralha (Feijão), Elano (Alecsandro) e Lucas Mugni (Gabriel); Everton e Hernane
Técnico: Jayme de Almeida

Emelec
Dreer; Gabriel Achilier, Jorge Guagua, Cristian Nasuti e Oscar Bagüi; Gaibor, Pedro Quiñónez, Angel Mena (Diego Corozo) e Caicedo; Fernando Gimenez e Stracqualursi (Escalada)
Técnico: Gustavo Quinteros