Topo

Autuori consolida estilo no Atlético. Confira sete aspectos que o diferem de Cuca

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

11/03/2014 06h00

Substituir o técnico campeão da Libertadores não é tarefa fácil para ninguém. Paulo Autuori chegou ao Atlético-MG com a missão de manter o nível alto conquistado por Cuca, principalmente na temporada de 2013. Em campo, o novo comandante atleticano mostra um estilo totalmente diferente do seu antecessor.

As diferenças entre Cuca e Paulo Autuori são grandes, seja na forma de treinar a equipe, na maneira de o Atlético atuar e, principalmente, no estilo fora do campo. Os resultados neste começo de trabalho também são distintos de Cuca.

“O Autuori é um grande treinador, a gente está se adaptando à maneira dele trabalhar a equipe, estamos nos acertando e isso demora um tempo. Todos precisam dar mais tempo para que a gente possa crescer. Mas já estamos crescendo”, disse Pierre.

O UOL Esporte levantou sete diferenças de estilo e na forma de trabalhar entre o atual técnico do Atlético e Cuca, que deixou o alvinegro mineiro em dezembro de 2013, após a disputa do Mundial de Clubes, no Marrocos. Confira a seguir.

Discursos e focos diferentes

Uma das principais diferenças entre os dois treinadores é no discurso do dia a dia. Cuca adotava uma fala mais fácil, mais boleira. O foco do comandante sempre foi alcançar a torcida e a diretoria atleticana, agradando a imprensa. Já Autuori adota um discurso mais rebuscado, muitas vezes não respondendo claramente ao perguntado. A tentativa, porém, é ser bem entendido pelos jogadores. “Não entro em clamor (da torcida), não há a menor chance disso acontecer. Minha preocupação é falar para o jogador, ser bem entendido por eles. Não jogo para a torcida, nem para os jornalistas ou dirigentes”, afirmou Autuori.

Estilo contido x estilo eufórico

A diferença entre os dois comandantes pode ser observada quando se compara Cuca e Autuori na beira do campo, durante o jogo. O atual treinador é mais contido, pouco comemora os gols marcados, não se desespera quando a sua equipe é vazada. Mais do que isso, o comandante pouco grita e dá instruções de maneira mais tranquila aos comandados. Já Cuca era agitado, pulava, gritava, fazia gestos e rezava do lado de fora do campo. Na reta final da Libertadores, chegou a se atirar no gramado comemorando a classificação para a final e depois, ao conquistar o título.

Maneiras diferentes de trabalhar em campo

Os dois técnicos são adeptos dos treinos táticos. Porém, as diferenças das atividades são perceptíveis. Autuori é adepto dos treinos sem adversários, quando orienta mais posicionamento da equipe titular. Cuca também utilizava desta maneira de trabalhar, mas menos vezes. O atual comandante inicia suas atividades táticas a partir da defesa, enquanto o antigo treinador dava maior atenção ao ataque, deixando o sistema defensivo “de lado”. Cuca dava maior atenção às bolas paradas, já Autuori gosta de trabalhar fundamentos. Outra diferença é em relação ao rachão, sempre presente com o antigo técnico e pouco visto atualmente.

Rodagem maior do elenco com Autuori

A diferença na maneira de trabalhar dos dois técnicos é vista nas escalações das equipes. Cuca sempre foi adepto de escolher os 11 titulares e pouco variava sua equipe inicial. A maior briga acontecia no banco de reservas. Já Paulo Autuori vem dando rodagem ao grupo. Apesar de ter os titulares definidos, o comandante tem escalado a equipe reserva com maior frequência e criado uma disputa interna maior, situação que tem sido aprovada pelos atletas.

Cuca entre a superstição e a religião

 O técnico Cuca nunca escondeu sua forte ligação com a religião. O treinador tinha símbolos católicos que utilizava a cada partida. O treinador levava um terço para os jogos e montava no vestiário dos estádios um mini-altar para suas orações. Nos jogos mais importantes, o comandante usava uma camisa com a imagem de Nossa Senhora, que se tornou símbolo da conquista. Cuca ainda era conhecido por suas superstições, situação que o incomodava. Já Autuori é mais contido e não mostra no dia a dia a sua ligação com a religião e afirma não possuir nenhum tipo de mania. 

Contato com a bola durante os treinos

Cuca foi jogador de futebol e mostrava que tinha saudades do contato com a bola. O treinador participava diretamente nos treinos e rachões, juntamente com os jogadores. Muitas vezes brincava com os comandados nos treinos. Ele sempre foi adepto das peladas de comissão técnica e funcionários. Já Autuori adota estilo totalmente diferente. Nos dois meses de Atlético, ainda não realizou jogos de brincadeira e não tem a mesma “intimidade” com a bola, mostrando-se mais um professor, dando mais atenção às explicações teóricas do que às lições práticas.

Forma de passar informações sobre adversários

O estudo quanto ao adversário é algo importante para o futebol e muito utilizado no Atlético. Porém, os dois treinadores fazem isso de forma diferente. Cuca sempre foi um grande estudioso das equipes e optava em mostrar aos atletas por intermédio de vídeos, mais próximos dos jogos. Por sua vez, Autuori não deixa de conhecer detalhes das equipes que enfrentará. Ele utiliza no dia a dia as informações, por meio de uma “prancheta”, quando apresenta aos jogadores, em campo, a formação tática do adversário e variações na forma de jogar. A prancheta é amiga inseparável no dia a dia do atual comandante atleticano.