Topo

Botafogo leva gol no fim e perde para Independiente-EQU em jogo polêmico

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/03/2014 21h40

Sem vencer fora do Brasil há 21 anos, o Botafogo voltará para o Rio com mais uma derrota na bagagem. O Alvinegro perdeu por 2 a 1 para o Independente José Terán nesta quarta-feira e viu sua situação se complicar no grupo 2 da Libertadores. Nuñez abriu o placar e Bolívar conseguiu o empate, que se manteve até os 45min do segundo tempo, quando os donos da casa conseguiram a vitória com Sornoza.

A partida, no entanto, ficou marcada pela arbitragem polêmica. Manuel Garay expulsou dois jogadores do Botafogo no mesmo lance. O primeiro foi Bolívar, que fez falta dura e recebeu o segundo amarelo. Na sequência, Edílson encostou sua cabeça na do árbitro e foi expulso na hora. A partida ficou pegada a partir desse lance, já que os jogadores ficaram com ânimos exaltados.

Mesmo com a derrota, o Botafogo segue líder do grupo 2 com 4 pontos. O problema é que outros dois times têm a mesma pontuação: Independente José Terán-EQU e San Lorenzo-ARG. Na lanterna da chave aparece o União Española-CHI, com 3. O Alvinegro volta a campo novamente contra os equatorianos, na próxima terça-feira, no Maracanã.

A partida começou com forte pressão dos donos da casa, que desde o início mostraram que exigiriam bastante do goleiro Jefferson. O Botafogo, por sua vez, quase não chegava ao ataque. Pressionado em seu campo defensivo, o Alvinegro tentava apenas manter o Independiente José Terán longe do ataque.

Mas o Botafogo não conseguiu. Aos 15min, o time sofreu o primeiro gol, mas a arbitragem ajudou e anulou, alegando impedimento inexistente. Mal na partida, o gol era questão de tempo. E o Independiente José Terán conseguiu aos 26min. Nuñez recebeu passe dentro da área e chutou forte para acertar o ângulo de Jefferson: 1 a 0.

A única mudança na partida após o gol foi a chuva, que passou a cair de forma intensa no estádio Rumiñahui e deixou o gramado em péssima qualidade, com muita lama. O Botafogo não conseguia trocar passes e era inteiramente dominado pelo adversário. O Independiente até tentou ampliar, mas esbarrou em Jefferson, que fazia boa partida.

As equipes voltaram do intervalo com as mesmas escalações. Diferentemente do primeiro tempo, o Botafogo, ao menos, demonstrava vontade na etapa complementar. A luta rendeu algumas faltas na intermediária. Além disso, o Alvinegro conseguia levar perigo nos contra-ataques e deu mostras de que poderia arrancar um resultado melhor.

E foi o que aconteceu. Em jogada ensaiada, Jorge Wagner cobrou na primeira trave, Dória desviou e achou Bolívar, que de cabeça deixou tudo igual: 1 a 1, aos 14min. O empate assustou o Independiente José Terán, que passou a se preocupar com a defesa e pouco atacava.

Aos 28min, um lance gerou muita polêmica. Bolívar fez falta dura em Angulo e recebeu o segundo cartão amarelo. Uma confusão se formou e Dória foi agredido. Edílson perdeu o controle e foi reclamar com Manuel Garay. O problema é que o lateral direito deu uma cabeçada no juiz e também foi expulso, deixando o Botafogo com 9 jogadores. Para completar a lambança, André Bahia recebeu cartão amarelo por ter entrado em campo sem a autorização do peruano.

Após o episódio, a partida ficou bastante pegada. Com os ânimos exaltados, os jogadores do Botafogo proporcionaram lances duros e tentavam segurar o resultado a todo custo. Mas com dois jogadores a menos, o Alvinegro não conseguiu manter o resultado e levou um gol aos 45min. Sornoza arriscou de longe e marcou um belo gol. Fim de jogo.

INDEPEDIENTE JOSÉ TERÁN-EQU 2 X 1 BOTAFOGO

Data e horário: 11/03/2014, às 19h45 de Brasília (quarta-feira)
Local: Estádio Rumiñahui, em Sangolquí, no Equador
Árbitro: Manuel Garay (PER)
Auxiliares: Raúl López (PER) e Braulio Cornejo (PER)
Cartões amarelo: Bolívar, André Bahia e Dória (BOT)
Cartão vermelho: Bolívar e Edílson
Gols: Nuñez, aos 26min do primeiro tempo; Bolívar, aos 14min, e Sornoza, aos 45min do segundo tempo

INDEPENDIENTE JOSÉ TERÁN-EQU
Azcona; Nuñez, Lamas, León (Cortez) e Pineida (Solis); Henry León (Julio Ângulo), Rizotto, Sornozza e González; Ângulo e Guerreron
Técnico: Pablo Repetto

BOTAFOGO
Jefferson; Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Jorge Wagner, Lodeiro (Bolatti) e Wallyson (André Bahia); Tanque Ferreyra (Lucas)
Técnico: Eduardo Húngaro