Topo

Fla erra, só empata com Bolívar e perde chance de liderança na Libertadores

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/03/2014 23h59

O Flamengo não aproveitou a vitória do Emelec-EQU sobre o León-MEX por 2 a 1 e perdeu a oportunidade de assumir a liderança do grupo 7 da Copa Libertadores nesta quarta-feira, no Maracanã. O Rubro-negro errou demais, principalmente na defesa, e apenas empatou com o Bolívar-BOL por 2 a 2 - gols de Everton (2), Pedriel e Capdevilla. O time chegou aos quatro pontos na chave e ocupa a 2ª colocação.

Na próxima quarta-feira, os cariocas encaram novamente os bolivianos e precisam emergencialmente da vitória. Desta vez, o duelo será realizado no estádio Hernando Siles. Antes, porém, o time tem pela frente o Bangu, domingo, no Raulino de Oliveira, em partida válida pelo Campeonato Carioca, na qual vai a campo com um plantel formado por reservas e juniores depois da conquista da Taça Guanabara.

Apoiado pela torcida, o Flamengo iniciou o duelo trabalhando a bola no meio de campo e protegendo o sistema defensivo. O Bolívar-BOL apresentou uma postura agressiva e usava velocidade nos contra-ataques para surpreender os cariocas.

Forçar o erro dos bolivianos era uma estratégia clara definida pelo técnico Jayme de Almeida desde os primeiros minutos, assim como as jogadas pelas pontas com o objetivo de tentar a definição no meio da área adversária.

O Rubro-negro passou a se soltar aos poucos. O primeiro lance melhor construído apareceu aos 23min após troca de passes entre Elano e Hernane. O camisa 9 arrematou colocado para defesa tranquila de Quiñonez. Aos 26min, Gabriel bateu de fora da área. A bola desviou na zaga e por pouco não surpreendeu o goleiro boliviano. Na sequência, Hernane cabeceou para fora depois da cobrança de escanteio.

Apesar do momento de pressão, o Flamengo ainda errava muito e irritava a torcida na armação de jogadas. Bolas perdidas por Leo e Cáceres foram alvos de muita reclamação dos torcedores. Aos 35min, o Bolívar chegou pela primeira vez com perigo. Felipe fez boa defesa em chute forte de Moya.

Aos 37min, Gabriel desperdiçou a melhor oportunidade do Rubro-negro no primeiro tempo. O meia chutou cruzado e a bola passou com bastante perigo. O Flamengo voltou para a segunda etapa com Paulinho no lugar do lateral direito Leo. Aos 3min, o próprio Paulinho teve boa chance, mas não conseguiu marcar.

O Bolívar segurou o ímpeto inicial rubro-negro e conseguiu sair na frente do placar. Aos 7min, Capdevilla chutou forte para vencer Felipe após bela troca de passes dos visitantes. Mas o Flamengo respondeu aos 9min. Depois de cobrança de falta, Everton arrematou com categoria para empatar e colocar fogo no jogo.

O Rubro-negro partiu com tudo para buscar a virada, mas continuava deixando o sistema defensivo exposto. Mas, aos 20min, Paulinho fez grande jogada pela direita e cruzou. Everton se posicionou como um autêntico matador e colocou a bola no fundo da rede boliviana.

A torcida comemorou bastante a virada parcial e passou a ver a liderança do grupo 7 cada vez mais perto. Mas a defesa cochilou novamente e permitiu o empate do Bolívar aos 27min. Pedriel aproveitou lançamento e tocou na saída do goleiro Felipe.

Pressionado pelo placar desfavorável, o dono da casa não conseguiu criar novas oportunidades e saiu de campo vaiado em uma noite que prometia bastante e terminou com enorme decepção.

FLAMENGO 2 x 2 BOLÍVAR-BOL
Data e hora: 12/02/2014
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Cartões amarelos: Arce e Pedriel (Bolívar-BOL)
Renda: R$ 2.007.147,50
Público: 37.809 pagantes; 42.971 presentes
Gols: Capdevilla, aos 7min do segundo tempo, Everton, aos 9min e 20min do segundo tempo, Pedriel, aos 27min do segundo tempo

Flamengo
Felipe; Leo (Paulinho), Wallace, Samir e João Paulo; Amaral, Cáceres (Carlos Eduardo), Elano (Alecsandro) e Gabriel; Everton e Hernane
Técnico: Jayme de Almeida

Bolívar-BOL
Quiñónez; Rodríguez, Cabrera e Gutierrez (Cardozo); Yecerotte (Moya), Flores, Miranda, Capdevilla e Arce; Callejon (Pedriel) e Ferreira
Técnico: Xabier Azkargorta