Topo

Grêmio desperdiça chances, empata com Newell's e perde 100% na Libertadores

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

13/03/2014 23h08

O Grêmio não tem mais 100% de aproveitamento na Libertadores. Nesta quinta-feira, o Newell's Old Boys fez uma partida tática, manteve a posse de bola, contou com a sorte no segundo tempo e segurou o empate em 0 a 0, na Arena, pela terceira rodada do grupo 6. Os comandados de Enderson Moreira desperdiçaram uma série de oportunidades na segunda etapa e, com isso, mantêm a liderança na chave, mas não abrem a distância esperada.

O Tricolor foi a 7 pontos e está três na frente de Newell's e Atlético Nacional, que dividem a vice-liderança. O último no grupo é o Nacional com 1 ponto ganho. Brasileiros e argentinos voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, em Rosario. A pontuação obtida deixou o time gaúcho como melhor campanha na classificação geral da Libertadores.

O Newell's Old Boys teve mais a bola que o Grêmio no começo do jogo. Porém, pouco chegou ao gol gremista. Trocas de passes aproveitando a qualidade de meias como Maxi Rodríguez e Éver Banega ditaram as movimentações dos argentinos. A primeira chegada mais forte ocorreu aos 20 minutos, com Ponce.

Já o Tricolor se aproveitou das falhas da zaga rival. Mais de uma vez Heinze errou passes, a bola acabou com gremistas, mas não teve fim na rede. As chegadas foram fortes, no entanto pouco produtivas.

Aos 29, Maxi Rodríguez pegou de fora da área e assustou Marcelo Grohe. Até os 30, as duas principais oportunidades de gol tinham sido dos argentinos. E até o fim do primeiro tempo, os goleiros não trabalharam uma vez sequer para conter conclusões. Só intervenções em cruzamentos em um 0 a 0 que justificou a paridade de forças.

"É difícil. O time deles gira muito a bola. Temos que acertar a marcação para sofrer menos e quem sabe fazer um gol", analisou Edinho. "Os caras tocam muito bem a bola e estamos aceitando. No segundo tempo tem que melhorar isso", acrescentou Wendell.

O primeiro lance em que um goleiro precisou defender foi aos 13 do segundo tempo. Riveros bateu fraco da entrada da área e Guzmán pegou sem problemas. Percebendo a falta de criação, Enderson Moreira colocou o Grêmio no ataque com a entrada de Dudu na vaga do volante paraguaio. Na primeira vez que tocou na bola, o meia-atacante já assustou a defesa. Guzmán pegou o chute.

O Grêmio assumiu o comando do jogo. Aos 26, Barcos entrou pela esquerda e bateu rasteiro. Guzmán colocou para escanteio. A torcida, embalada pelo momento, passou a participar mais da partida. E com 33 minutos, Alán Ruiz deixou o Pirata cara a cara com o goleiro rival. Mas, de esquerda, o centroavante colocou longe do gol.

Três minutos mais tarde uma sequência de chances perdidas pelo Grêmio. Dudu cruzou, Ramiro errou sem goleiro e no rebote Pará chutou no travessão. Aos 46, Maxi Rodriguez, do Grêmio, driblou dois marcadores e chutou para fora. Chance semelhante não aconteceu e a partida acabou sem gols.

GRÊMIO 0 X 0 NEWELL'S OLD BOYS

Data: 13/03/2013 (quinta-feira)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Carlos Amarilla
Auxiliares: Carlos Cáceres e Dario Gaona
Renda: R$ 2. 404 499,00
Público: 43.628
Cartões amarelos:  López (NOB), Casco (NOB); Wendell (GRE) Allán Ruiz (GRE)

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Riveros (Dudu), Ramiro, Edinho, Luan (Maxi Rodríguez) e Zé Roberto (Alán Ruiz); Barcos.
Técnico: Enderson Moreira

NEWELL'S OLD BOYS
Guzmán, Cáceres, López, Heinze e Casco; Bernardi (Castro), Villalba e Banega (Orzan); Maxi Rodríguez, Figueroa e Ponce (Trezeguet).
Técnico: Alfredo Berti