Topo

Fla sofre na altitude, perde para Bolívar e se complica na Libertadores

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/03/2014 23h53

O Flamengo tropeçou mais uma vez na Copa Libertadores. Nesta quarta-feira, o Rubro-negro sofreu na altitude de 3.600m de La Paz e foi derrotado pelo Bolívar-BOL por 1 a 0. A velocidade da bola e o gramado molhado complicaram os cariocas e proporcionaram até um escorregão inesperado do zagueiro Samir no lance do gol da partida marcado por Arce.

O resultado deixou a equipe em situação delicada no grupo 7. Os comandados do técnico Jayme de Almeida caíram para a 4ª posição, com apenas quatro pontos conquistados. Para obter a classificação às oitavas de final, o time precisa vencer Emelec-EQU e León-MEX e até torcer por resultados favoráveis.

O Rubro-negro levou um susto logo no início. O time nitidamente sentiu a diferença na velocidade da bola e saiu atrás do placar aos 4min. O zagueiro Samir escorregou quando dominava a bola na área e cometeu pênalti em cima de Ferreira. Arce cobrou com força no meio do gol.

Os cariocas acusaram o golpe e deram ainda mais espaços para os bolivianos. Os lançamentos continuaram assustando o sistema defensivo, enquanto laterais e meias não conseguiram criar lances de perigo efetivo.

O mesmo Samir escorregou mais duas vezes na área e preocupou os companheiros. O Bolívar também arriscou chutes de fora da área. O primeiro tempo terminou com a equipe da casa aparentemente mais próxima do segundo gol.

O Flamengo voltou para a segunda etapa com Paulinho no lugar de Gabriel e os mesmos erros. Os bolivianos insistiram na estratégia de usar a velocidade, chutes de longa distância e continuaram levando perigo.

A primeira chance rubro-negra de gol apareceu apenas aos 17min. Paulinho acertou belo chute após lançamento. Quiñonez fez grande defesa. Aos 22min, o Bolívar quase marcou o segundo com Arrascaita. Felipe impediu.

O Rubro-negro ainda tentou no final do jogo com Hernane e Mugni em dois bons lances. O goleiro Quiñonez saiu-se bem, segurou um resultado importantíssimo para os bolivianos e dramático para o Flamengo.

BOLÍVAR-BOL 1 X 0 FLAMENGO

Local: Hernando Siles, em La Paz (Bolívia)
Árbitro: Mario Diaz de Vivar (PAR)
Assistentes: Carlos Caceres (PAR) e Eduardo Cardozo (PAR)
Cartões amarelos: Samir, Muralha e Wallace (Flamengo)
Gol: Arce, aos 4min do primeiro tempo (pênalti)

BOLÍVAR-BOL
Quiñónez; Cabrera, Álvares e Gutierrez; Yecerotte (Arrascaita), Miranda, Flores, Callejón (Justiniano) e Capdevilla; Arce (Lizio) e Ferreira
Técnico: Xavier Azkargorta

FLAMENGO
Felipe; Leo Moura, Wallace, Samir e André Santos (Alecsandro); Amaral, Muralha, Carlos Eduardo (Mugni) e Gabriel (Paulinho); Everton e Hernane
Técnico: Jayme de Almeida