Topo

Grêmio empata com Newell's nos acréscimos e mantém liderança do grupo 6

Do UOL, em Porto Alegre

19/03/2014 23h53

O Grêmio perdia para o Newell's Old Boys até os 46 minutos do segundo tempo. Levou pressão, bola na trave, mas se jogou ao ataque e 'na raça', conseguiu manter a liderança do grupo 6 da Libertadores. Nesta quarta-feira, em Rosário, na Argentina, pela quarta rodada da chave, o placar de 1 a 1 foi amplamente comemorado pela equipe brasileira. Rhodolfo fez o gol salvador.

São 8 pontos conquistados. Um a mais que o Atlético Nacional, que soma 7. Em terceiro aparece o Newell's com 5 e o Nacional já não tem mais chances de classificação e possui apenas 1 ponto. Na próxima rodada, o Grêmio visita o Atlético Nacional na Colômbia enquanto o Newell's pega o Nacional no Uruguai.

O Grêmio tentou firmar posto no campo adversário no início do jogo. Até os 10 minutos de partida, o time brasileiro tinha conseguido boas ações ofensivas. Porém, em seguida conheceu a pressão da torcida e do time rival. Aos 16, Ponce se livrou de três marcadores e bateu forte de fora da área. Marcelo Grohe saltou e fez uma difícil defesa colocando para escanteio.

A partir daí só deu Newell's. As respostas do Grêmio foram raras e em contra-ataques. O jogo voltou a paridade de forças a partir dos 30, com poucas chances claras de parte a parte.

O sistema defensivo do Grêmio conseguiu suportar bem a pressão dos argentinos. Em uma rara escapada, aos 45 do primeiro tempo, Ponce bateu cruzado de dentro da área e Marcelo Grohe pegou novamente. Ao fim da primeira etapa, o goleiro do Grêmio foi a figura mais destacada.

"Está difícil. O time deles tem muita qualidade troca a bola de um lado para o outro. Temos que sofrer, a Libertadores é assim. Vamos, quem sabe, fazer um golzinho no segundo tempo", disse o volante Edinho.

No começo do segundo tempo o Newell's acertou a trave. Wendell dominou errado e Ponce bateu de primeira acertando o travessão aos 2 minutos da etapa final. A resposta gremista veio aos 11. Ramiro recebeu de Luan e bateu forte de dentro da área, mas Guzmán espalmou.

Aos 13 minutos, Grohe salvou novamente. Uma cobrança de falta foi cabeceada por Villalba e o camisa 1 do Grêmio espalmou, a bola bateu na trave e não entrou. O Grêmio escapou de sair atrás. Ao contrário do primeiro tempo, o segundo foi aberto e com chances de ambos os times. 

Aos 28 minutos, Riveros recebeu de Luan pela direita e bateu de primeira. Guzmán colocou para escanteio. Na cobrança, Rhodolfo perdeu de cabeça uma grande oportunidade. O goleiro argentino havia passado da bola e o zagueiro cabeceou para fora.

O Grêmio dava indícios que suportaria a pressão. Mas aos 33 minutos cedeu. Um cruzamento da direita mal afastado pela zaga gremista acabou com Maxi Rodríguez, que bateu de primeira, no meio do gol, mas a bola passou por baixo de Marcelo Grohe, que até então tinha grande atuação: 1 a 0 Newell's.

Aos 35,  Barcos entrou sozinho e tentou o empate, mas Guzmán defendeu. O jogo ficou nervoso, com os brasileiros totalmente no ataque. Enderson Moreira chegou a colocar o centroavante Everaldo no lugar do lateral direito Pará. No desespero, o empate aconteceu. Rhodolfo aparou cruzamento de Barcos e igualou o jogo, aos 46 da etapa final. Grêmio líder da chave e conquistando o tão sonhado ponto fora de casa.

NEWELL'S OLD BOYS 1 X1 GRÊMIO
 
NEWELL'S OLD BOYS
Guzmán; Cáceres, V. López, Heinze, Casco; Villalba, Banega (Orzán), Bernardi (Castro); Figueroa, Ponce (Trezeguet) e Maxi Rodríguez.
Técnico: Alfredo Berti
 
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará (Everaldo), Rhodolfo, Werley e Wendell; Edinho (Alán Ruiz), Ramiro, Riveros e Dudu; Luan e Barcos.
Técnico: Enderson Moreira
 
Data: 19/03/2014, quarta-feira
Local: estádio Coloso del Parque, em Rosário (ARG)
Árbitro: Carlos Vera (EQU)
Assistentes: Christian Lescano e Byron Romero (ambos equatorianos)
Gols: Maxi Rodrígues, do Newell's, aos 33 minutos do segundo tempo; Rhodolfo, do Grêmio, aos 46 do segundo tempo.