Topo

Cruzeiro leva empate no último minuto e fica em situação delicada

Do UOL, em Belo Horizonte

21/03/2014 00h02

Em partida tensa na noite desta quinta-feira, com muita catimba, duas expulsões e um golaço de Everton Ribeiro e outro de Júlio Baptista, Cruzeiro vencia até os 48 minutos do segundo tempo quando foi surpreendido pelo Defensor, que empatou o jogo aos 48 minutos, por 2 a 2, no Mineirão, e complicou a vida do time mineiro na Libertadores.

Com o empate, o Cruzeiro permaneceu na terceira colocação do grupo 5 com quatro pontos, cinco a menos que a líder Universidad de Chile e três atrás do Defensor, na segunda posição. O Real Garcilaso é o quarto com três pontos.

O Cruzeiro terá de buscar pontos fora contra a Universidad de Chile, no dia 3 de abril, em Santiago, para não correr o risco de ser eliminado da competição. Na última rodada, enfrenta o Real Garcilaso no Mineirão, no dia 9.

Num primeiro tempo nervoso, em que entrou na provocação do adversário, o Cruzeiro marcou aos 50min em cobrança de falta certeira de Everton Ribeiro. O gol saiu logo depois de uma confusão entre os jogadores que resultou nas expulsões de Nilton e Malvino.

O clima tenso entre as duas equipes começou ainda no primeiro jogo, em que o Defensor venceu o Cruzeiro por 2 a 0, em Montevidéu, na semana passada, com dois gols do brasileiro Felipe Gedoz. Mordido com a derrota, o time celeste criou um clima de revanche ao convocar a torcida e se mobilizar. Jogadores e diretoria afastaram boatos sobre atraso de salários e premiações e de racha no grupo.

Na etapa final, o Cruzeiro ampliou com Júlio Baptista, novamente titular, mas levou um gol do brasileiro Gedoz, que já havia marcado para o time uruguaio no primeiro jogo. A partida então voltou a ficar tensa contra os perigosos uruguaios, que empataram no último minuto com Seballos.

O Cruzeiro foi superior ao adversário e criou mais chances no primeiro tempo, principalmente com Dagoberto pelo lado esquerdo do ataque celeste Porém, os jogadores cruzeirenses aceitaram a provocação dos uruguaios e, muito nervosos, deram espaço ao Defensor, que também ameaçou o gol de Fábio.

Dagoberto assustou logo aos 4min, quando finalizou de dentro da área e mandou a bola por cima do travessão. O time uruguaio respondeu com Gino, que recebeu na área e chutou para a defesa de Fábio. O Cruzeiro voltou a ameaçar aos 12min com Ricardo Goulart. O meia-atacante bateu de fora da área e o goleiro Campaña se atrapalhou e quase entregou o ouro.

A bola não entrava e a partida ficava tensa. Dagoberto fez falta dura em Correa, que sofreu um corte na testa, e recebeu o cartão amarelo aos 24min. Bastante acionado, o atacante celeste criou mais duas oportunidades, mas finalizou para fora.

O Defensor levou perigo em cobrança de falta aos 42min. Gedoz bateu forte e Fábio espalmou para escanteio. Quando o primeiro tempo se encaminhava para o final, uma confusão entre os atletas, depois de uma falta sofrido por Dagoberto, provocou as expulsões de Nilton, que trocou empurrões com os uruguaios, e Malvino.

Depois dos ânimos contidos, Everton Ribeiro cobrou falta com categoria e mandou a bola no canto superior direito do goleiro Campaña, que foi na bola e não achou nada. O gol foi o alívio que os cruzeirenses precisavam depois de um primeiro tempo tenso.

O Cruzeiro começou melhor o segundo tempo e partiu para cima do adversário. Depois de duas chances de ampliar com Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, o time mineiro chegou ao segundo gol com Júlio Baptista, aos 17min. O meia-atacante se livrou da marcação pela esquerda, cortou para o meio e colocou a bola no canto esquerdo do goleiro.

O Defensor descontou três minutos depois com Gedoz. O brasileiro recebeu na frente, passou por Rodrigo Souza e chutou no canto direito de Fábio. No último lance, o time uruguaio marcou com Seballos e frustrou os cruzeirenses.

CRUZEIRO 2 X 2 DEFENSOR

Data: 20/3/2014 (quinta-feira)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Mauro Vigliano (ARG)
Assistente: Diego Bonfa (ARG) e Javier Uziga (ARG)
Cartões amarelos: Zeballos, Correa (DEF); Dagoberto, Bruno Rodrigo (CRU)
Cartão vermelho: Nilton (CRU); Malvino (DEF)
Gols: Everton Ribeiro, aos 50min do primeiro tempo; Júlio Baptista, aos 17min, Gedoz, aos 20min, Seballos, aos 48min do segundo tempo

CRUZEIRO
Fábio; Ceará; Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro (Willian) e Ricardo Goulart (Elber); Júlio Baptista e Dagoberto (Rodrigo Souza)
Técnico: Marcelo Oliveira
 
DEFENSOR
Campaña; Zeballos, Correa, Malvino e Robert Herrera; Federico Gino, Cardacio, Fleurquin (Amado) e Arrascaeta; Gedoz (Luna) e Matías Alonso (Gaston Silva)

Técnico: Fernando Curutchet