Topo

Grêmio 'acorda' no 2º tempo, vence o Atlético Nacional e garante avanço

Do UOL, em Porto Alegre

02/04/2014 23h51

O Grêmio está classificado para as oitavas de final da Libertadores. Nesta quarta-feira, a vaga veio com uma rodada de antecedência graças a vitória sobre o Atlético Nacional, na Colômbia, por 2 a 0, gols de Dudu e Barcos. Em um jogo complicado, o resultado foi construído no segundo tempo após o time 'acordar' de uma atuação instável.

O primeiro tempo foi muito complicado. Mas logo no começo do segundo o placar foi aberto por Dudu com boa jogada de Luan e Ramiro. Quando o Atlético Nacional tentou pressionar, Barcos definiu o jogo. 

O resultado deixa o time brasileiro com 11 pontos no grupo 6. Líder, a equipe joga por um empate para confirmar a liderança da chave na última rodada, contra o lanterna Nacional do Uruguai, na Arena. E dependendo do resultado resultado do duelo entre Newell's Old Boys e Atlético Nacional, nem mesmo o empate é necessário.

Já os colombianos permaneceram com 7 pontos na terceira posição. A classificação será disputada contra os argentinos do Newell's, na próxima quinta-feira.

O Grêmio encontrou muitas dificuldades no primeiro tempo. O time colombiano, precisando da vitória, atacou desde o começo do jogo. Mesmo que não assustasse muito, foram chances repetidas principalmente em cruzamentos e chutes de fora da área.

Foi assim aos 13 minutos quando um cruzamento de Cádenas acabaria na rede não fosse Marcelo Grohe colocar para escanteio. Aos 19, Cardona bateu de fora da área, a bola desviou e novamente foi para fora.

Com atuações individuais fracas, o Grêmio padeceu nos primeiros 30 minutos. Sem conseguir criar jogadas, o time gaúcho só concluiu em gol pela primeira vez aos 35. Dudu recebeu cruzamento na área, driblou seu marcador, mas bateu torto longe do gol defendido por Armani.

Principal nome do time colombiano, Medina bateu forte para fora aos 39 minutos, empolgando a torcida presente. Enquanto a equipe brasileira fez questão de manter a postura defensiva. O empate servia, e o Tricolor se apegava a isso.

"O time está bem. Perdemos um pouco a posse de bola. Tivemos três chances de gol e é manter isso para tentar fazer o gol", disse Dudu. "É um jogo nervoso, de Libertadores", completou.

O Grêmio estava satisfeito com o resultado. Mas nem por isso deixou de buscar o ataque. Tanto que aos 7 minutos conseguiu seu primeiro gol. Luan fez jogada individual pela direita, Ramiro cruzou, Barcos passou pela bola e Dudu dominou e colocou na rede.

O Atlético Nacional foi para cima de vez. Duque, de cabeça após cobrança de falta, tirou do alcance de Marcelo Grohe e por pouco não empatou a partida. A estratégia gremista passou a ser abusar do contra-ataque com a velocidade de Dudu.

Dois minutos mais tarde, confusão na área do Grêmio e a bola sobrou para Cárdenas, que bateu forte e o goleiro gremista conseguiu colocar para escanteio. E quando o quadro apresentava pressão do time da casa, foi o Grêmio que abafou o ímpeto local. Barcos se aproveitou da falha do zagueiro Murillo, tomou a bola e encobriu o goleiro Armani, aos 24 minutos da etapa final: Grêmio 2 a 0 e com o jogo resolvido.

Marcelo Grohe passou a ser destaque a cada chegada do time da casa. O goleiro gremista defendeu faltas, chutes e cabeceios sem deixar que os colombianos crescessem no embate. E com a forte barreira garantiu a vaga nas oitavas.

ATLÉTICO NACIONAL 0 X 2 GRÊMIO
 
ATLÉTICO NACIONAL
Armani; Daniel Bocanegra, Óscar Murillo, Henríquez (Berrío) e Diáz (Páez); Stefan Medina, Alexánder Mejía, Juan David Valencia e Edwin Cardona; Sherman Cárdenas e Juan Pablo Ángel (Duque).
Técnico: Juan Carlos Osorio
 
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros, Dudu (Pedro Geromel) e Luan (Alán Ruiz); Barcos (Léo Gago).
Técnico: Enderson Moreiira
 
Data: 02/04/2014, quarta-feira
Local: estádio Atanasio Girardot, em Medellín (COL)
Árbitro: Enrique Cáceres (PAR)
Assistentes: Carlos Cáceres e Juan Zorrilla (ambos paraguaios)
Cartões amarelos: Pará (GRE);
Gols: Dudu, do Grêmio, aos 7 minutos do segundo tempo; Barcos, do Grêmio, aos 24 minutos do segundo tempo;