Topo

Victor volta a ser 'São', Atlético empata com Santa Fé e garante sua vaga

Do UOL, em Belo Horizonte

04/04/2014 00h57

Sem Fernandinho, lesionado, o técnico Paulo Autuori mudou o esquema ofensivo do time, abrindo mão do homem de velocidade, e colocando mais um jogador habilidoso para atuar junto com Ronaldinho Gaúcho e Tardelli. Foi justamente esse ‘novo titular’, Guilherme, que fez o gol no início do jogo, mas o Atlético-MG errou muito e cedeu o empate ao Independiente Santa Fé, por 1 a 1, em partida iniciada na noite de quinta-feira e terminada na madrugada de sexta. Com o resultado, o time atleticano confirmou vaga à fase seguinte da Libertadores, mas não garantiu o 1º lugar do Grupo 4.

Apesar do gol marcado por Guilherme, o herói atleticano foi o goleiro Victor, que já havia se destacado no primeiro tempo, mas foi fundamental na etapa final para evitar a primeira derrota alvinegra na atual edição da Libertadores. O Atlético-MG foi a nove pontos, mas pode ser superado ainda pelo Zamora, vice-líder da chave com sete pontos, e seu adversário na próxima quinta-feira, às 17h30, no Independência.

Já o Santa Fé, com a igualdade, foi a cinco pontos, igualando-se à pontuação do Nacional do Paraguai, mas deixou a lanterna, por causa do saldo de gols. Para ficar com a segunda vaga, o time colombiano precisa vencer o último colocado, semana que vem, e torcer por derrota do Zamora para o time mineiro. Foi o terceiro empate seguido do alvinegro mineiro na Libertadores, que só venceu seus dois primeiros jogos.

Idolatrado em sua passagem pela Colômbia, levando os torcedores locais à loucura, Ronaldinho Gaúcho teve mais uma atuação discreta na atual temporada, em seu oitavo jogo do ano. No final do jogo, um torcedor colombiano invadiu o gramado para dar um abraço na estrela do alvinegro. O camisa 10, que vive momento de cobranças por parte dos torcedores atleticanos, preocupados com as muitas notícias sobre o craque fora dos gramados, pouco produziu no Estádio El Campín. Ronaldinho errou muitos passes, tocou a bola de lado, na maioria das vezes, e só apareceu mesmo em cobranças de bolas paradas.

O craque atleticano é tão querido na Colômbia, que até um sósia local fez sucesso, antes da partida, dando entrevistas para veículos de comunicação colombianos e brasileiros. Vestido com uma camisa do Atlético, de número 10, ele exigia um autógrafo concedido pelo original, em que se lia “abraços de Ronaldinho” e curtia os seus ’15 minutos de fama’. A chuva forte não diminuiu o entusiasmo dos torcedores do Santa Fé, que lotaram o estádio, apesar de a maior parte dele ser descoberta.

“Temos de superar tudo, choveu bastante e temos de ser inteligentes, além de tomar cuidado com o campo rápido”, afirmou o técnico atleticano Paulo Autuori, momentos antes de a bola rolar. Ele se referiu à forte chuva que durou pouco mais de uma hora e meia, parando minutos antes do começo da partida. Apesar da boa drenagem do gramado, algumas poças d’água eram percebidas, especialmente no lado esquerdo do ataque atleticano na etapa inicial.

O primeiro tempo começou com as duas equipes tentando se adaptar ao gramado molhado, em razão da chuva intensa que caiu em Bogotá, antes do jogo. Apesar das dificuldades causadas pelo campo encharcado, o Atlético-MG saiu à frente com um gol de Guilherme, aos 7 min, após tabela com Jô. A desvantagem no início da partida não desanimou o Santa Fé, que após alguns minutos de abatimento, partiu para a pressão encurralando o alvinegro mineiro.

A equipe colombiana insistia nas jogadas pela direita, nas costas do improvisado lateral esquerdo Dátolo. Foram escanteios seguidos cedidos pela defesa atleticana, não aproveitados pelo Santa Fé. E o goleiro Victor teve trabalho para evitar o empate precoce dos donos da casa. Aos 14 min, o goleiro defendeu bem a cabeçada de Herrera e, três minutos depois, o camisa 1 fez ótima intervenção após chute de Anchico.

O Atlético-MG apresentava o mesmo problema de partidas anteriores, ao errar passes em excesso. A saída da defesa para o ataque era difícil e permitia a pressão do adversário. Quando acertou essa transição, em velocidade, aos 26 min, o time atleticano esteve perto do segundo gol. Dátolo recuperou a bola, passou a Guilherme que achou Jô livre. O atacante do time mineiro chutou fraco e Vargas fez difícil defesa.

Enquanto o Santa Fé tentava colocar velocidade, o Atlético-MG procurava cadenciar o jogo, com toques de bola curto, aproveitando a boa técnica de Ronaldinho, Guilherme e Diego Tardelli. A estratégia conseguia diminuir o ímpeto ofensivo do time colombiano, mas não evitou alguns sustos, como aos 31 min, quando Victor fez defesa, no reflexo, em cabeçada de Ferreira. O tempo inicial acabou mesmo com o triunfo parcial atleticano.

O Santa Fé voltou com duas mudanças para o segundo tempo, com as entradas de Áriuas e Medina nas vagas de Ferreira e Herrera. Já o Atlético-MG retornou com os mesmos jogadores. O primeiro ataque foi atleticano, mas Jô adiantou a bola e permitiu a intervenção de Vargas. A resposta colombiana foi rápida, com chute cruzado de Mosquera, defendido por Victor.

O panorama da partida não se alterou muito na segunda etapa em relação á anterior. O Santa Fé atacando, tentando pressionar, enquanto o Atlético procurando se defender e tentando encaixar contra-ataque, mas sem grande inspiração de Ronaldinho Gaúcho e Tardelli, os principais criadores. E o camisa 9 atleticano deixou o campo na maca, aos 14 min, sendo substituído por Alex Silva, que ocupou a lateral esquerda, com Dátolo indo para o meio-campo.

Quatro minutos depois dessa mexida, o Santa Fé empatou, com gol de cabeça de Cuero, aproveitando cruzamento da esquerda. E a igualdade animou de vez o time da casa, que empurrado por sua torcida criou ótimas chances para virar o jogo. Aos 27 min, Árias acerta chute forte e Victor fez grande defesa, tentando ainda esfriar a partida.Para tentar reequilibrar as ações, Paulo Autuori tirou Guilherme e colocou Neto Berola, optando por manter Ronaldinho Gaúcho, que seguia apagado. O time teve ligeira melhora e criou algumas chances para o segundo gol. Mesmo assim, o camisa 1 foi o grande nome e evitou o empate com seguidas defesas.O 'show' do camisa 10 foi mesmo com a torcida colombiana, já que após o término da partida, percorreu o gramado agradecendo o tratamento recebido dos torcedores locais.

INDEPENDIENTE SANTA FÉ 1 X 1 ATLÉTICO-MG

Data: 3/4/2014 (quinta-feira)
Local: Estádio El Campín, em Bogotá (Colômbia)
Árbitro:Saul Laverni (ARG)
Auxiliares:Ernesto Uziga (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG)
Cartões amarelos: Mosquera (IND); Leonardo Silva, Alex Silva (ATL)
Gols: Guilherme, aos 7 min do primeiro tempo; Cuero, aos 18 min do segundo tempo

Independiente Santa Fé
Vargas; Anchico, De La Cuesta, Francisco Meza e Mosquera; Daniel Torres, Édison Méndez (Pacheco), Cuero e David Ferreira (Árias); Herrera (Medina) e Jonathan Copete
Técnico: Wilson Gutiérrez

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Otamendi e Dátolo; Pierre, Leandro Donizete (Marion), Guilherme (Neto Berola) e Ronaldinho Gaúcho; Diego Tardelli (Alex Silva) e Jô
Técnico: Paulo Autuori