Topo

Botafogo perde para S. Lorenzo, se junta ao Fla e está fora da Libertadores

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/04/2014 23h48

Cerca de duas horas após a eliminação do Flamengo, em pleno Maracanã, foi a vez de o Botafogo dar adeus à Libertadores. O Alvinegro foi derrotado por 3 a 0 pelo San Lorenzo nesta quarta-feira, em Bueno Aires, e despencou do segundo lugar para a lanterna do grupo 2, o que o deixou de fora das oitavas de final da competição internacional. Os gols foram marcados por Villalba e Piatti (2).

O clima de decisão era percebido desde a chegada do Botafogo ao estádio, quando o ônibus da delegação foi apedrejado por torcedores do San Lorenzo.  Em campo, o Alvinegro iniciou a partida retraído. Os argentinos buscavam o jogo e levavam perigo ao gol de Jefferson, apesar de não terem criado nenhuma grande oportunidade.

O Botafogo só acordou na partida a partir dos 15min, quando por pouco não abriu o placar. Jorge Wagner encontrou Wallyson na entrada da área. O atacante chutou de primeira e tirou tinta da trave de Torrico. Mas era o San Lorenzo que pressionava o time brasileiro.

E na base do abafa, os argentinos saíram na frete do placar. Jorge Wagner errou passe no meio de campo e a bola chegou até Villalba, que chutou da entrada da área. A bola desviou nas costas de Julio Cesar, enganou Jefferson e morreu no fundo das redes, aos 28min: 1 a 0. O gol animou o San Lorenzo, que quase marcou o segundo, com Correa, que finalizou com perigo após grande jogada individual.

Com postura de time pequeno, o Botafogo pouco agredia o adversário. No fim do primeiro tempo, o Alvinegro teve grande oportunidade após falta em Tanque Ferreyra na entrada da área. Jorge Wagner, no entanto, acertou a barreira. “Viemos com a opção do contra-ataque, mas não está dando certo. Precisamos melhorar”, disse Dória no fim do primeiro tempo.

O Botafogo voltou para o segundo tempo parecendo mudar a postura e partir para o ataque.  Mas era o San Lorenzo quem continuava em cima, em busca do segundo gol. E após nova falha do Alvinegro, dessa vez de Airton, que afastou mal a bola, Piatti chutou da entrada da área sem chance para Jefferson: 2 a 0.

Eduardo Hungaro foi para o tudo ou nada. Trocoou Airton e Gabriel por Bolatti e Henrique, deixando o time com três atacantes e apenas um volante. Mas a técnica estava bem longe do Botafogo, que, assim como no último jogo, passou a explorar as jogadas aéreas.

Com uma das piores atuação do ano, o Botafogo não conseguia chegar ao gol de Torrico. Sem demonstrar a mesma disposição de jogos anteriores, o Alvinegro apenas via o adversário tocar a bola em busca do terceiro, já que Independiente José Terán-EQU e Unión Española-CHI faziam jogo movimentado em Santiago, em muitas oportunidades eliminando também os argentinos, apesar do triunfo.

O terceiro gol, que garantiria a classificação sem a necessidade de outros resultados, por pouco não saiu aos 42min. Mauro Mattos recebeu na área, driblou Jefferson e chutou na rede pelo lado de fora, levando a torcida à loucura. Mas a pressão foi insustentável. Piatti marcou seu segundo gol. Ele rcebeu na cara de Jefferson e deslocou o goleiro do Botafogo, assegurando vaga nas oitavas de final.

SAN LORENZO-ARG 3 X 0 BOTAFOGO

Data/hora: 09/04/2014, às 22h (horário de Brasília)
Local: Estádio Pedro Bidegain, em Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Juan Soto (VEN)
Assistentes: Carlos López e Luis Murillo (VEN)
Cartões amarelos: Gentiletti e Ángel Correa (SAN) Bolatti (BOT)
Gols: Villalba, aos 28min do primeiro tempo; Piatti, aos 8min e 43min do segundo tempo;

SAN LORENZO-ARG
Torrico, Buffarini, Valdés, Gentiletti, Emmanuel Más (Navarro); Juan Mercier, Ortigoza, Villalba (Cavallaro), Piatti; Ángel Correa (Elizari) e Mauro Matos
Técnico: Edgardo Bauza

BOTAFOGO
Jefferson; Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Airton (Bolatti), Gabriel (Henrique), Jorge Wagner, Lodeiro e Wallyson (Fabiano); Tanque Ferreyra
Técnico: Eduardo Hungaro