Topo

Nó no trânsito, reboque e cambistas: a chegada dos rubro-negros ao Maracanã

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/04/2014 19h08

Após esgotar os ingressos e demonstrar apoio ao time na Copa Libertadores, a torcida do Flamengo não perdeu tempo e começou a chegar cedo ao Maracanã nesta quarta-feira. Desde às 17h já era possível observar a movimentação de rubro-negros nas imediações apesar do intenso congestionamento, ações de reboques e cambistas. O confronto contra o León-MEX está marcado para às 19h45 e vale vaga nas oitavas de final do torneio continental.

Por conta do horário antecipado da partida, grande parte da torcida resolveu chegar cedo e concentrar-se nos bares próximos ao estádio. No entanto, outros flamenguistas sofrem por conta do intenso congestionamento na região.

Com estacionamento proibido em diversas vias, os torcedores encontram dificuldades para parar e complicam ainda mais o trânsito, que enfrenta um verdadeiro nó nas proximidades do Maracanã e vias expressas que levam ao estádio.

Outros problemas são as ações de reboques para combater o estacionamento irregular. Com pouca informação, os torcedores não sabem o local ideal para colocar os automóveis e alguns tiveram os veículos rebocados antes mesmo do apito inicial.

No meio de todo o deslocamento, uma série de cambistas atua livremente na Rua Eurico Rabelo, rampas do Bellini, Uerj, e comercializa entradas por até R$ 300. A administração do Consórcio recomendou aos torcedores adentrar cedo ao estádio. No entanto, a tradição de “subir” apenas próximo ao horário da partida complica consideravelmente a logística idealizada pelos organizadores.

Só a vitória interessa e coloca o Flamengo na próxima fase. Empate ou derrota resultam em nova eliminação diante da torcida. O Rubro-negro se complicou no torneio em razão de dois resultados negativos frente ao Bolívar-BOL. O empate por 2 a 2, no Rio de Janeiro, e a derrota pelo placar de 1 a 0, na altitude de La Paz, colocaram os cariocas em risco no grupo 7. No entanto, a vitória dos bolivianos sobre o León e o triunfo frente ao Emelec deixaram o Flamengo dependendo apenas de mais três pontos no último compromisso da primeira fase.