Topo

Sem esforço, Grêmio vence o Nacional-URU e pega o San Lorenzo nas oitavas

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

10/04/2014 23h55

O Grêmio terminou a fase de grupos da Libertadores como segunda melhor campanha. E nem foi necessário fazer uma grande partida para confirmar tal situação. Nesta quinta-feira, o time gaúcho venceu o Nacional, do Uruguai, por 1 a 0, na Arena, gol de Barcos. Agora, o adversário será o San Lorenzo nas oitavas de final da competição continental.

Ser segundo melhor na classificação significa que todas as eliminatórias até a final terão o segundo jogo em Porto Alegre. E mesmo na decisão, o mando só será do rival no embate decisivo se for contra o Vélez Sarsfield. O primeiro jogo das oitavas, contra o San Lorenzo, deve ocorrer no dia 23, mas as datas ainda serão confirmadas pela Conmebol.

O Grêmio não precisou fazer força. Logo com 1 minuto de jogo, a fraca marcação do Nacional deixou Barcos entrar pela esquerda e cruzar. Dudu passou da bola e Riveros quase marcou de carrinho.

Não tardou para o placar ser aberto. Um lançamento longo para o centroavante gremista parou quando o zagueiro Piriz o derrubou na área. Pênalti que o árbitro Oscar Maldonado não marcaria, mas o auxiliar Efrain Castro sinalizou e foi atendido. O Pirata se encarregou de colocar na rede aos 11 da etapa inicial.

E não precisou forçar mais. Se um empate já garantia o primeiro lugar no grupo, a vitória concedia ao Grêmio a segunda melhor campanha no geral. E por isso o ritmo do jogo caiu sensivelmente. Foram poucas chegadas que assustassem o gol de Munúa, que deixou o campo ao fim da primeira metade do jogo tendo sofrido apenas o gol de pênalti de Barcos.

O segundo tempo seguiu quadro de tranquilidade. Barcos, aos 6 minutos, driblou seu marcador e tentou encobrir o goleiro. Munúa tocou nela e colocou para escanteio. Aos 10, Dudu entrou pela esquerda e bateu cruzado, o goleiro deu rebote e a defesa uruguaia afastou na sequência.

E com a 'marcha lenta' do Grêmio, o Nacional resolveu assustar. Aos 15, Dorrego cobrou escanteio direto e por pouco não marcou um gol olímpico. Marcelo Grohe defendeu em cima da linha. Aos 21 minutos, lance polêmico na área do Grêmio. Após cobrança de falta, um cruzamento bateu no braço de Dudu. O árbitro não marcou pênalti para o Nacional, que reclamou bastante.

Aos 37 minutos, Pará entrou pela direita e cruzou rasteiro. Sem goleiro, Jean Deretti perdeu chance incrível ao tentar dominar a bola e dar tempo para recuperação do adversário.

Os minutos seguintes passaram como se fossem horas. Claramente evitando desgaste, o Grêmio venceu a partida e não prejudicou o time para o clássico Gre-Nal de domingo, que decide o Campeonato Gaúcho.

GRÊMIO 1 X 0 NACIONAL-URU

Data: 10/04/2014 (quinta-feira)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Oscar Maldonado (Bolívia)
Auxiliares: Efrain Castro e Wilson Arellano (ambos bolivianos)
Renda: R$ 1.131.941, 00
Público: 28.302 torcedores
Cartões amarelos:  Iván Alonso (NAC), Prieto (NAC), De Los Santos (NAC); Ramiro (GRE), Maxi Rodríguez (GRE)
Gols: Barcos, do Grêmio, aos 11 minutos do primeiro tempo;

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho (Jean Deretti), Ramiro, Riveros, Alán Ruiz (Lucas Coelho) e Dudu (Maxi Rodríguez); Barcos.
Técnico: Enderson Moreira

NACIONAL-URU
Munua; Piriz, De Los Santos, Scotti (Coates) e Díaz; Arismendi (Calzada), Prieto, Dorrego e Espino; García (Mascia) e Alonso.
Técnico: Gerardo Pelusso