Topo

Autuori minimiza baixa produção ofensiva e vê time forte para Libertadores

Do UOL, em Belo Horizonte

14/04/2014 06h00

O Atlético-MG não perdeu para o Cruzeiro na decisão do Estadual, mas o empate sem gols deu o título mineiro ao rival. Em função disso, a postura do time em campo preocupou os torcedores, já que a equipe criou pouco e chegou a ser pressionada pela equipe celeste. Apesar disso, Paulo Autuori destacou a evolução defensiva atleticana e vê o time forte para a Libertadores.

Com a perda do Campeonato Mineiro, o time volta as atenções para a competição sul-americana, em que o bicampeonato é o principal objetivo da temporada. Classificado para as oitavas de final, faltam oito jogos para o time chegar novamente ao topo da América. Porém, ao contrário da última temporada, a equipe não vem transmitindo confiança e há um temor dos torcedores pela sequência na competição.

Paulo Autuori, no entanto, se mostrou satisfeito com o rendimento do time alvinegro especialmente na defesa e pouco preocupado com a baixa produção do ataque. Para o técnico alvinegro, se a zaga manter o nível de atuações, o time terá grandes chances de seguir adiante na competição e buscar bons resultados fora de casa, como será no jogo contra o Atlético Nacional, da Colômbia, no dia 23.

“A equipe está dentro daquilo que pode realizar dentro de uma competição que vira eliminatória como vai virar agora nessa fase da Libertadores. A equipe defensivamente está dando mais garantias fora para depois não ter que reverter de uma maneira radical em casa”, disse o treinador, relembrando o ponto fraco do time do ano passado, que atropelava no Independência e costumava patinar longe de casa.

Na própria Libertadores o Atlético sofreu bastante nas semifinais e finais, quando perdeu a primeira partida por 2 a 0, para Newell’s Old Boys e Olimpia, e depois teve que reverter o quadro ao lado do torcedor. No próprio Brasileirão da temporada passada, a equipe manteve o bom rendimento como anfitrião, mas fez péssima campanha fora de casa e no Mundial também tropeçou diante do modesto Raja Casablanca e foi derrotado por 3 a 1.

Contra o Cruzeiro, que foi o melhor ataque do Campeonato Mineiro e também possui o melhor ataque da Libertadores, o time conseguiu conter as investidas do rival e passar em branco mesmo atuando no Mineirão, que hoje é considerada a casa celeste e onde a equipe de Marcelo Oliveira havia vencido os outros três clássicos.

Por outro lado, o ataque atleticano, que tanto se destacou na última temporada, não vem produzindo e não fez um gol sequer no rival. Além da escassez de gols, a falta de criatividade, mesmo com o quarteto ofensivo formado por Ronaldinho, Diego Tardelli, Fernandinho e Jô à disposição, chamou a atenção e foi um lado extremamente negativo. Fábio pouco trabalhou ao longo dos 90 minutos.

O treinador reconhece que faltou mais contundência ao ataque atleticano e a má fase que atravessa jogadores como Diego Tardelli e Ronaldinho. Porém, demonstrou tranquilidade e acredita que os jogadores irão recuperar e melhor forma técnica para ajudar o time na Libertadores.

“Se não tivéssemos qualidade e variedade, com quantidade, nós deveríamos estar preocupados, não é o caso. É hora deles acertarem e fatalmente isso irá acontecer”, disse o treinador. “Defensivamente acho que a equipe hoje dá muito mais chances deles arriscarem mais lá na frente”, acrescentou o comandante.

Embora o próximo jogo seja pelo Campeonato Brasileiro, contra o Corinthians, no próximo domingo, o técnico irá priorizar a Libertadores e vai poupar atletas pensando na viagem desgastante que o time terá para a Colômbia, quando enfrentará o Atlético Nacional na quarta-feira seguinte ao jogo.