Topo

Cerro Porteño conta com ataque de 'seleção' para surpreender Cruzeiro

O experiente Julio dos Santos é o artilheiro da Libertadores com cinco gols - EFE/Thiago Bernardes
O experiente Julio dos Santos é o artilheiro da Libertadores com cinco gols Imagem: EFE/Thiago Bernardes

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

15/04/2014 14h56

Diferentemente Cruzeiro que faturou o título Mineiro, o Cerro Porteño não vem conseguindo conciliar bem as duas competições que disputa no momento. No Apertura, a equipe não vence há sete jogos e está apenas na sexta colocação, com 10 pontos. Porém, na Libertadores se classificou na primeira posição do grupo 3 e conta com o ataque de seleção para surpreender o rival.

A dupla de ataque é responsável por 80% dos gols da equipe na Libertadores. O meia-atacante Julio dos Santos, de 31 anos, foi revelado pelo próprio Cerro Porteño e é o artilheiro da competição continental com cinco gols. Jogador com passagem pela seleção paraguaia, ele já atuou pelo Bayern de Munique e também coleciona passagens por clubes brasileiros, como Grêmio e Atlético-PR.

Já o espanhol Daniel Güiza, de 33 anos, marcou outros três gols na competição sul-americana. O atacante também possui um currículo de respeito com o título da Eurocopa de 2008 pela seleção espanhola, mas coleciona passagens por times modestos da Espanha, como Getafe, Barcelona B e Mallorca. Também atuou pelo Fenerbahçe, da Turquia, e antes de ir para o Paraguai estava jogando na Malásia.

Na fase de grupos, a dupla ajudou o time paraguaio a vencer os três jogos em casa e empatar um fora, contra o O’Higgins, do Chile, para conquistar dez pontos e a primeira posição do grupo, que ainda contava com o argentino Lanús e o colombiano Deportivo Cali. O atual campeão da Copa Sul-Americana se classificou na segunda colocação.

Se os resultados mostram a força da equipe como anfitriã, também expõe a fragilidade da defesa do Cerro jogando longe dos seus domínios. Foram cinco gols sofridos em três partidas e apenas um ponto conquistado dos nove possíveis, o que pode favorecer o Cruzeiro, já que o primeiro duelo será disputado no Mineirão, nesta quarta-feira, às 22h.

A campanha no campeonato local também mostra que o time de Arce vem sofrendo muitos gols e é bastante dependente da sua dupla para balançar as redes. Depois das vitórias nas duas primeiras rodadas, o time não venceu mais e depois de nove partidas levou 18 gols, média de dois por partida, e marcou outros 15.

Mesmo com o treinador preservando os titulares em algumas partidas, como no empate por 3 a 3 contra o Rubio Ñu, a equipe se mostra dependente dos dois jogadores, que marcaram seis gols no paraguaio, três para cada um. Somente com os dois gols de Beltrán na última partida que eles foram superados na artilharia do Cerro Porteño.

Ciente das dificuldades por conhecer bem o adversário, o lateral Miguel Samudio espera que o time faça um bom resultado em casa e contenha o ímpeto ofensivo do rival. "Neste primeiro jogo contra o Cerro vamos tentar fazer o melhor, marcar uma diferença e não sofrer gols que vai ser muito importante", disse o paraguaio já pensando no jogo de volta, no dia 30 de abril, que será disputada no General Pablo Rojas.