Topo

Grêmio blinda elenco de críticas e aposta em indignação para se recuperar

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

15/04/2014 06h00

A derrota no Gauchão não pode chegar até a Libertadores. Este é o pensamento do Grêmio após ser goleado na final do Estadual. E para não ter efeitos negativos na moral do grupo, a direção trabalha para 'blindar' os atletas das críticas e aposta na indignação gerada pela derrota para seguir avançando na competição continental.

O que mais irritou o elenco gremista não foi perder, mas a maneira que tudo ocorreu. O Inter aplicou 4 a 1 e em determinado momento do jogo 'tirou o pé' para não fazer ainda mais. Humilhando o arquirrival, os jogadores vermelhos abusaram de toques de letra, lances de efeito e passes pouco produtivos. Tudo para mostrar a todos a supremacia em campo.

Faltas e mais faltas, cartões amarelos e até o vermelho apresentado a Pará mostraram que o grupo estava indignado. E tamanha irritação deve ser canalizada para o lado positivo, transformada em empenho para conquistar o título da Libertadores.

"Às vezes os torcedores acham que a gente absorve a derrota com normalidade. Mas não. Os jogadores estavam abatidos, tristes, indignados principalmente por como foi o jogo. Ao mesmo tempo, a dor era irremediável no momento. Mas nós fechamos o vestiário e nos olhamos nos lhos cientes que o mesmo time que teve aquele resultado ruim foi a segunda melhor campanha da Libertadores enfrentando o grupo chamado da morte", disse o diretor executivo de futebol, Rui Costa.

Mas a irritação pode ser positiva. A ideia azul é transformar tudo isso em atitude para abafar o momento ruim e mostrar que a queda em nada abalará o restante das disputas.

"Sabemos que o torcedor está triste e abatido. Este abatimento é nosso também. Temos que fazer o que fizemos quando perdemos o primeiro clássico, em casa. Foi uma derrota pesada, mas conseguimos recuperar e já no próximo jogo, diante do Atlético Nacional, transformamos a tristeza em capacidade de indignação e é nisso que apostamos", acrescentou o dirigente.

O foco passará a ser total na Libertadores. O Grêmio cogita, inclusive, utilizar time misto no domingo, na estreia do Campeonato Brasileiro, em Santa Catarina, diante do Atlético-PR. Tudo porque na segunda-feira já inicia o deslocamento para Argentina, onde na quarta o oponente será o San Lorenzo pelas oitavas de final da Libertadores.

O elenco gremista se reapresenta nesta terça-feira. O primeiro treinamento da semana deve indicar o grau de recuperação de Zé Roberto, que deve até começar atuando diante do rubro-negro paranaense, domingo.