Topo

Embalado, Cruzeiro encara desfalques e Cerro Porteño por vantagem

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

16/04/2014 06h00

O Cruzeiro aposta no momento de alta que está vivendo na temporada para superar os desfalques, de Dagoberto e Ricardo Goulart, e manter o nível de atuação das últimas partidas para abrir vantagem sobre o Cerro Porteño, nesta quarta-feira, às 22h, no Mineirão, no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores.

Como fará o segundo jogo fora de casa, a missão da equipe celeste é construir o resultado ao lado da torcida para ter tranquilidade no jogo da volta, que será realizado no dia 30, em Assunção, no Paraguai.

O time de Marcelo Oliveira tentará aproveitar o embalo pela conquista do Campeonato Mineiro e a própria recuperação na Libertadores depois da classificação suada para as oitavas de final. O time celeste terminou em segundo lugar no grupo 5, com dez pontos, um a menos que o Defensor, primeiro colocado da chave.

Porém, os últimos jogos foram animadores, ao vencer a Universidad de Chile, por 2 a 0, e o Real Garcilaso, por 3 a 0, com propriedade, resultados que o garantiram nas oitavas de final da Libertadores. Também teve boas exibições nos dois clássicos contra o Atlético-MG e soube aproveitar a vantagem do empate para ficar com o título estadual.

Curiosamente, a evolução da equipe coincidiu com a entrada de Henrique, que mais uma vez será titular nesta quarta-feira e espera que o Cruzeiro reedite as boas apresentações para não dar chances ao adversário. Ele quer o time pressionando desde o início para fazer um bom placar no Mineirão, onde a equipe está invicta na temporada e possui ótimo aproveitamento, com nove vitórias e dois empates.

“A gente vem fazendo isso diante do Mineirão, a gente está fazendo sempre isso de começar o jogo pressionando. Claro que é um jogo difícil, muito disputado, temos que encontrar nosso ritmo, porque estamos jogando em casa e temos que fazer o nosso melhor”, observou o volante.

Para manter a força ofensiva, o time celeste terá de superar as ausências de Dagoberto e Ricardo Goulart, que foram vetados pelo departamento médico. Willian será um dos substitutos dos titulares, mas ainda resta a dúvida sobre o outro que entrará na equipe.

Borges, Marlone e Elber são opções. Porém, o mais provável é que o centroavante entre no time e Júlio Baptista seja recuado para o meio. Nilton é outro desfalque para o treinador por conta da suspensão de três jogos, que se encerra nesta partida, e Mayke poderá entrar na vaga de Ceará.

Independentemente da formação do quarteto ofensivo, Willian acredita que os anfitriões têm condições de envolver o adversário e comandar as ações dentro de campo. “Até porque é em frente do nosso torcedor, tem que fazer o resultado, com respeito ao Cerro, mas no Mineirão temos que nos impor e concluir em gols como estamos fazendo e no jogo de volta ter uma vantagem boa”, ressaltou.

Assim como aconteceu nos dois últimos jogos no Mineirão, a torcida cruzeirense promete comparecer mais uma vez em grande número para empurrar o time. Até a noite de terça-feira, mais de 35 mil torcedores – somando o número de ingressos vendidos e de sócios – já haviam garantido presença na partida.

Além de marcar gols, os comandados de Marcelo Oliveira terão a missão de manter o bom desempenho defensivo recente, com apenas um gol sofrido nos últimos 5 jogos, para conter o ponto forte dos paraguaios, que é o ataque. A dupla formada por Daniel Güiza e Julio Dos Santos marcou oito dos dez gols da equipe no torneio e Julio é o artilheiro da competição.

Depois de se classificar na primeira posição do grupo 3 com 10 pontos e ficar à frente de Lanus, que teve oito pontos, O’Higgins e Deportivo Cali, ambos com sete, os paraguaios chegaram a Belo Horizonte confiante em levar um bom resultado para casa. “Estamos confiantes na vitória, se não der vamos levar um bom resultado para o Paraguai”, disse Julio Dos Santos.

O Cruzeiro também terá a missão de superar um carrasco desde os tempos de jogador. O técnico Arce, que atuou no Brasil pelo Grêmio e Palmeiras, travou belos duelos com o time celeste e muitas vezes se deu bem, como nas finais da Copa do Brasil e da Mercosul de 1998, quando o time alviverde foi campeão.

Outra eliminação do time celeste foi na Libertadores de 2001, nas quartas de final, quando os mineiros perderam nos pênaltis depois do empate por 2 a 2 no tempo normal no Mineirão. Mas também ocorreram vitórias como na edição de 97 do torneio sul-americano, quando o time celeste conseguiu uma improvável vitória no Olímpico na fase de grupos e voltou a superar o rival nas quartas de final, com Arce em campo em todos os jogos.

“É difícil lembrar só de um jogo, porque aconteceram várias finais, várias partidas decisivas pelo Grêmio e depois também pelo Palmeiras, mas é um time de muita tradição, de força com sua torcida que não fica calada nunca. É a primeira vez que vou entrar no Mineirão novo, acho que ficou diferente, ficou menor o tamanho gramado, mas vai ser bom, é uma festa e estamos preparados pra tentar fazer um grande jogo”, ressaltou o hoje técnico do Cerro Porteño.

CRUZEIRO X CERRO PORTEÑO

Data:16/4/2014 (quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Daniel Fedorczuk(URU)
Auxiliares: Carlos Pastorino e Gabriel Ppovitz(URU)

Cruzeiro
Fábio; Ceará (Mayke), Dedé, Bruno Rodrigo e Samudio; Henrique, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Júlio Baptista; Willian e Borges (Elber ou Marlone)
Técnico: Marcelo Oliveira

Cerro Porteño
Fernádez; Bonet, Cardozo, Ortiz e Junior Alonso; Corujo, Oviedo, Julio dos Santos e Oscar Romero; Angel Romero e Güiza
Técnico: Francisco Arce