Topo

Apesar do empate em casa, Cruzeiro segue invicto contra times paraguaios

Do UOL, em Belo Horizonte

17/04/2014 14h01

Apesar do tropeço em casa, a invencibilidade diante de equipes paraguaias pela Libertadores é um alento para o Cruzeiro conquistar a classificação. O time celeste chegou a ter sua hegemonia ameaçada no jogo contra o Cerro Porteño, mas prevaleceu o histórico positivo e a equipe de Marcelo Oliveira conseguiu arrancar um empate no último minuto de jogo. Agora o time precisa de uma vitória simples no Paraguai, ou um empate desde que marque dois ou mais gols para avançar às quartas.

Até então, o time estrelado tem um excelente retrospecto contra equipes daquele país, com nove vitórias e apenas dois empates. Nesses confrontos,  obteve duas vitórias sobre Guarani, duas sobre o Sportivo Luqueño, três triunfos e um empate sobre o Olimpia, que era o único clube a roubar pontos dos mineiros, e agora dois triunfos e um empate diante do Cerro Porteño.

Este foi o terceiro duelo entre as duas equipes em toda história. Em 2008, na chamada pré-Libertadores, o time estrelado venceu ambas, por 3 a 1, no Mineirão, e 3 a 2, em Assunção, no Defensores Del Chaco, quando o árbitro interrompeu o jogo aos 24 min do segundo tempo por ausa do comportamento da torcida local, que arremessou pedras no gramado.

Caso se mantenha invicto contra o Cerro, dificilmente a equipe de Marcelo Oliveira será eliminada no jogo da volta, pois apenas o empate sem gols será favorável ao time da casa. Uma igualdade por 1 a 1 levará a decisão para os pênaltis. Empate a partir de 2 a 2 dará a classificação aos mineiros. Na fase de grupos, o Cruzeiro estaria eliminado se empatasse com o Universidad de Chile, em Santiago, mas conseguiu triunfo por 2 a 0, o primeiro e até agora único como visitante na atual edição da Libertadores.

O gol no fim, que manteve a escrita do time celeste e a invencibilidade sobre os paraguaios, dá confiança para os jogadores buscarem a virada. “Muda muito, você sair perdendo de 1 a 0 e ir jogar no Paraguai seria muito difícil. Creio que está tudo igual, a gente tem totais condições de ir lá, fazer um jogo e conseguir essa vitória, essa classificação pela qualidade que a equipe tem”, afirmou Willian.

O Cruzeiro voltará suas atenções agora para o Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o Bahia, no próximo domingo, e o São Paulo, no dia 27 de abril. O confronto de volta contra o Cerro Porteño ocorre apenas no dia 30 e o técnico Marcelo Oliveira poderá ter os retornos de Goulart e Dagoberto, que desfalcaram o time celeste.

Confira a invencibilidade celeste diante de times paraguaios

18/3/1976 - Olimpia 2 x 2 Cruzeiro - Defensores Del Chaco (Assunção)
4/4/1976 -   Cruzeiro 4 x 1 Olimpia - Mineirão (Belo Horizonte)
14/3/1976 - Sportivo Luqueño 1 x 3 Cruzeiro - Defensores Del Chaco (Assunção)
24/3/1976 - Cruzeiro 4 x 1 Sportivo Luqueño - Mineirão (Belo Horizonte)
06/4/2001 - Olimpia 3 x 4 Cruzeiro - Defensores del Chaco (Assunção)
01/5/2001 - Cruzeiro 3 x 1 Olimpia - João Lamego Netto (Ipatinga)
30/1/2008 - Cruzeiro 3 x 1 Cerro Porteño - Mineirão (Belo Horizonte)
06/2/2008 - Cerro Porteño 2 x 3 Cruzeiro - Defensores Del Chaco (Assunção)
22/2/2011 - Cruzeiro 4 x 0 Guarani-PAR - Arena do Jacaré (Sete Lagoas)
30/3/2011 - Guarani-PAR 0 x 2 Cruzeiro - Defensores Del Chaco (Assunção)
16/4/2014 - Cruzeiro 1 x 1 Cerro Porteño – Mineirão (Belo Horizonte)