Topo

Barcos revê técnico de surgimento e que tentou o tirar do Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

22/04/2014 06h00

Edgardo Bauza foi nome fundamental na carreira de Hernán Barcos. O atual centroavante do Grêmio era um andarilho do futebol sem grande destaque até ser comandado pelo atual técnico do San Lorenzo. Frente a frente nas oitavas de final da Libertadores, o camisa 9 da equipe brasileira terá como rival o comandante que tentou o tirar de Porto Alegre no começo do ano.

Antes mesmo de assumir o San Lorenzo, Bauza já tinha entregue uma lista de reforços a direção do clube. O primeiro nome para assumir o comando de ataque era Barcos. O Pirata não estava bem no Grêmio, teve campanha abaixo do esperado em 2013 e poderia ser negociado.

Porém, o atacante se disse 'em dívida' com o Grêmio e sequer analisou ofertas para deixar o Brasil. Permaneceu vestindo azul, branco e preto e começou muito bem neste ano, tanto que é artilheiro da equipe na temporada com 14 gols.

A relação de Bauza e Barcos é antiga. Ambos começaram a trabalhar juntos em 2010, na LDU. Até então, Barcos havia passado por uma série de clubes entre argentinos, paraguaios, equatorianos, chineses e sérvios. Possuía seis empréstimos na carreira. Mas com o comando do atual técnico do San Lorenzo se consolidou como artilheiro.

Foi o Pirata o principal jogador da campanha que resultou no título equatoriano de 2010 e da Recopa Sul-Americana do mesmo ano. Na decisão continental, inclusive, o Pirata marcou duas vezes contra o Estudiantes no Equador na vitória da LDU por 2 a 1, que resultou no título após o empate no duelo de volta em 0 a 0. Ainda esteve na equipe do Equador no vice-campeonato da Sul-Americana de 2011.

Depois do bom desempenho na LDU, Barcos se transferiu para o Palmeiras. Bauza seguiu na Liga até o fim do ano passado, quando assumiu o San Lorenzo.

Nesta quarta-feira, o estádio Nuevo Gasómetro recebe o duelo que abre as oitavas de final da Libertadores. O jogo está marcado para as 22h (horário de Brasília). Criador e criatura duelam por vaga nas quartas da competição mais importante do continente.