Topo

Grêmio sofre dependência de Luan e deposita esperança de reação em retorno

Luan é esperança de crescimento no Grêmio e volta após três jogos afastado do time principal - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA
Luan é esperança de crescimento no Grêmio e volta após três jogos afastado do time principal Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

22/04/2014 10h00

O Grêmio está sofrendo sem Luan. Desde que o meia-atacante fraturou a mão direita, o time gaúcho disputou três partidas, perdeu duas, ganhou uma, e marcou apenas dois gols. Com a possibilidade de retorno na próxima quarta, contra o San Lorenzo, pela Libertadores, a esperança é de reação e fim do momento conturbado.

O Grêmio perdeu Luan contra o Atlético Nacional, na Colômbia. Depois, sofreu para vencer o já eliminado Nacional, do Uruguai, por 1 a 0, em casa. O gol foi marcado por Barcos, de pênalti.

Logo em seguida levou 4 a 1 do Internacional na final do Campeonato Gaúcho. Na dura queda, o time comandado por Enderson Moreira marcou com Dudu o único gol de bola rolando sem o jovem de 21 anos. E no último domingo veio nova derrota, por 1 a 0, para o Atlético-PR.

"Temos que repetir nossa atuação contra o Atlético Nacional. O time que jogou lá, não foi o de ontem [domingo]. O espírito de luta e dedicação que fez a história do Grêmio precisa estar presentes", avaliou o presidente Fábio Koff.

E a necessidade de mudança se dá a partir de um jovem que disputa sua primeira Libertadores. No começo da temporada, Luan sequer fazia parte do grupo principal do Grêmio, agora é o nome mais forte para mudar o momento tenso pelo qual passa a equipe.

Se não conquistar um bom resultado nesta quarta, diante do San Lorenzo, na Argentina, o técnico Enderson Moreira pode até perder o emprego. A pressão interna pela saída é evidente e o comando do clube já relaciona permanência com a volta dos resultados positivos.

Luan conquistou a titularidade a partir do bom rendimento com o time B. Neste ano já disputou 19 partidas e marcou 4 gols. Seu regresso ao time principal, no entanto, não é uma certeza. Após fraturar dois ossos da mão direita, ele realizou todos os treinamentos necessários mas será reavaliado para atuar.

"Passamos por um processo de avaliação diária da condição dele. Até agora a evolução foi muito boa", disse o médico Fábio Krebs.

O Grêmio trabalha nesta terça-feira em Buenos Aires. O jogo que abre as oitavas de final da Libertadores ocorre na quarta às 22h (horário de Brasília), no estádio Nuevo Gasómetro.