Topo

Atlético-MG espera convencer para honrar rótulo de 'pesadelo brasileiro'

Do UOL, em Belo Horizonte

23/04/2014 13h43

O Atlético-MG entrará em campo nesta quarta-feira, na primeira partida das oitavas de final da Libertadores contra o Nacional de Medellín, pressionado. O trabalho do técnico Paulo Autuori não agrada a torcida. Para fazer valer o rótulo de “pesadelo” criado pela imprensa da Colômbia, para se referir ao alvinegro mineiro, o time atleticano precisará ter atuação que ainda não apresentou ao longo de 2014.

A equipe mineira vive situação inusitada. Os números da equipe são positivos neste começo de temporada. O time não perde há 18 jogos e esta invicto na Libertadores, com três vitórias e três empates, tendo se classificado com a quarta melhor campanha entre todos os líderes das chaves.

Porém, mesmo com os números que mostram a força do time, o momento é de cobrança. Autuori chegou com rejeição por parte da torcida e o cenário não modificou, mesmo com os resultados. Os torcedores também já mostram impaciência com atletas destaques da equipe no ano passado, como Fernandinho, Diego Tardelli e Ronaldinho Gaúcho.

O time tem sido vaiado quando atua em casa, situação que se repetiu ao final do empate sem graça com o Corinthians, por 0 a 0, no domingo passado, na estreia no Brasileirão, em Uberlândia. A falta de poder ofensivo da equipe, que marcou apenas um gol nos quatro últimos jogos, irrita o torcedor.

Porém, defensivamente o momento é bom. O Atlético saiu de campo nos últimos quatro jogos sem ser vazado. “Defensivamente, a equipe te dá mais garantias, e isso te dá mais garantias de não ter derrotas fora de casa, para não ter que reverter radicalmente em casa”, disse Paulo Autuori.

Atual campeão da Libertadores, o time mineiro tem grande respeito dos adversários. A imprensa colombiana ajuda o Nacional de Medellín a se mobilizar para o confronto e trata o Atlético como o “pesadelo brasileiro”. Os jogadores do time adversário mostram no dia a dia que conhecem bem a equipe de Belo Horizonte e vivem a expectativa de enfrentarem Ronaldinho Gaúcho, que tem sido bastante assediado pelos colombianos.

Porém, para fazer jus ao rótulo e manter o temor do adversário, o Atlético precisará ter atuação forte e apresentar bom futebol. Para isso, a comissão técnica conta com o poder de decisão, que ainda não apareceu neste ano, de Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli e a força defensiva que tem sido o ponto alto do trabalho de Paulo Autuori.

O treinador reconhece que o pensamento no clube é de vitória. “A gente veio para cá em busca da vitória. Precisamos disso. Sabemos que temos condições de vencer, mesmo sendo inteligentes para jogar pelo resultado. Mas o nosso objetivo é vencer”, afirmou Autuori.