Topo

Grêmio pega o San Lorenzo para espantar crise e salvar emprego de Enderson

Técnico Enderson Moreira se vê ameaçado por maus resultados do Grêmio e pode ser demitido - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Técnico Enderson Moreira se vê ameaçado por maus resultados do Grêmio e pode ser demitido Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

23/04/2014 06h00

Sair vivo do duelo desta quarta-feira às 22h (horário de Brasília), contra o San Lorenzo no estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, significa muito para o Grêmio. Mais do que ter chance de se classificar com o duelo de volta em Porto Alegre e seguir na Libertadores. Um resultado favorável espanta a crise que teve início nas finais do Estadual e ainda é única alternativa para 'salvar' o emprego do técnico Enderson Moreira, que em caso de infortúnio pode deixar o clube.

Foram duas derrotas para o Inter, sendo a última uma humilhante goleada por 4 a 1. As quedas abalaram o comando, mas não seriam suficientes para troca. Só que na estreia do Campeonato Brasileiro, novo tombo, diante do Atlético-PR, prejudicou ainda mais a imagem do treinador na torcida e no clube.

A falta de bons resultados ou mesmo rendimento adequado do time fez a direção do Grêmio tratar abertamente a relação entre vitórias e a permanência de Enderson Moreira no comando da equipe. É preciso ganhar, caso contrário, o comando técnico será trocado.

Atuando fora de casa e contra um time de qualidade como o San Lorenzo, a necessidade é um pouco flexibilizada. Um empate com gols não significaria troca de treinador. Mas qualquer tipo de derrota deixaria a situação praticamente insustentável.

E em campo o quadro não é nada animador. O Grêmio não terá o zagueiro Rhodolfo e o lateral esquerdo Wendell. Ambos ficaram em Porto Alegre para recuperação de lesões.

Sem tempo para treinar, a tendência aponta para a mesma formação tática adotada nos últimos tempos. No último treinamento, terça-feira, na Argentina, Enderson Moreira optou por Léo Gago na lateral esquerda, Pedro Geromel na zaga e manteve dúvida no meio-campo. Parte da atividade Luan foi titular com Edinho fora, alterando o esquema para três armadores e dois volantes. Mas no fim da atividade o marcador voltou a equipe de cima.

Marcelo Grohe, que não atuou na estreia do Brasileiro por conta de dores na coxa direita, não participou da atividade. O camisa 1 é dúvida para o jogo desta quarta e pode dar lugar a Tiago, de apenas 20 anos, que caso atue terá sua segunda chance no time profissional.

Já no San Lorenzo, a principal baixa é Romagnoli. O meia não atua por lesão. Correa é o principal destaque do time. Piatti, por sua vez, passou por recuperação de lesão durante a semana, fez treinos leves sempre observado por médicos e só será confirmado no time momentos antes do jogo. Na primeira fase, o time que conta com o Papa Francisco na torcida se classificou eliminando o Botafogo na última rodada.

O técnico Edgardo Bauza é velho conhecido de Barcos. Foi com ele que o argentino surgiu para o futebol. No fim do ano passado Bauza tentou levar o Pirata para sua equipe, mas não obteve sucesso.

O jogo de volta entre Grêmio e San Lorenzo ocorre no dia 30, na Arena do Grêmio. Quem avançar terá pela frente nas quartas de final o vencedor do embate entre Cruzeiro e Cerro Porteño. No primeiro jogo, em Minas Gerais, empate em 1 a 1.

SAN LORENZO X GRÊMIO

Data: 23/04/2014 (Quarta-feira)
Horário: às 22h (horário de Brasília)
Local: estádio Nuevo Gasómetro, em Bueno Aires (ARG)
Transmissão na TV: Fox Sports, Sportv e Globo (somente para o RS)
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Auxiliares: Carlos Astroza e Sergio Román (ambos chilenos)

SAN LORENZO
Sebastián Torrico; Julio Buffarini, Carlos Valdés, Santiago Gentiletti, Emmanuel Más; Héctor Villalba, Juan Mercier, Néstor Ortigoza, Ignacio Piatti; Angel Correa e Mauro Matos.
Técnico: Egardo Bauza

GRÊMIO
Marcelo Grohe (Tiago); Pará, Werley, Pedro Geromel e Léo Gago; Edinho (Luan), Ramiro, Riveros, Zé Roberto e Dudu; Barcos.
Técnico: Enderson Moreira