Topo

Grêmio pode não ter zagueiro Rhodolfo no jogo de volta com San Lorenzo

Lesionado, Rhodolfo pode ficar fora também da partida de volta das oitavas entre Grêmio e San Lorenzo - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Lesionado, Rhodolfo pode ficar fora também da partida de volta das oitavas entre Grêmio e San Lorenzo Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

23/04/2014 13h12

O Departamento Médico do Grêmio evita uma previsão de retorno de Rhodolfo, que sofreu uma lesão na coxa direita, e de Wendell, que torceu o tornozelo esquerdo. Os dois não viajaram para a Argentina, onde o tricolor enfrenta o San Lorenzo, para acelerar o tratamento. Porém, dificilmente, o zagueiro terá condições de retornar contra os argentinos, no jogo de volta marcado para a próxima quarta-feira.

“Conversei e examinei o Rhodolfo hoje e ele está melhor. Ainda não tem uma previsão de retorno. [...] Normalmente, uma lesão como a dele, que não houve ruptura muscular, em três ou quatro semanas pode ser liberado, mas pode voltar antes. Depende da reação do organismo ao tratamento. Ainda sente dores, então, temos que ter cautela”, revelou o coordenador médico do Grêmio, Saul Berdichevski, ao UOL Esporte.

Se necessitar do tempo médio de recuperação, três semanas, além das partidas contra os argentinos, Rhodolfo também não ficará à disposição de Enderson Moreira contra o Atlético-MG, no domingo, na Arena, e Santos, dia 4 de maio, na Vila Belmiro. Porém, o departamento médico do Grêmio e as demais áreas do clube estão fazendo o possível para que o jogador se recupere o quanto antes.

Se pode não ter o zagueiro nos próximos quatro jogos, a expectativa com o Wendell é positiva. Apesar do lateral ainda estar em recuperação e depender da reação do organismo, existe a possibilidade que ele seja liberado para atuar na partida de volta contra o San Lorenzo.

“O Wendell evoluiu muito bem, mas também temos que respeitar as questões individuais. Respeitando as queixas subjetivas do jogador. Está evoluindo bem, mas ainda não podemos fazer uma previsão se volta ou não para o segundo jogo. Vai depender das informações que vamos colhendo com o passar dos dias. Ele não depende somente da melhora clínica, mas do total do jogador. O trabalho do preparador físico depois para coloca-lo em condições”

O primeiro jogo das oitavas de final da Libertadores contra o San Lorenzo, às 22h, no estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires. A partida de volta está marcada para a próxima quarta-feira, às 22h, na Arena.