Topo

Grêmio leva 1 a 0 do San Lorenzo, perde 3ª seguida e tem técnico a perigo

Do UOL, em Porto Alegre

23/04/2014 23h51

O Grêmio começou bem, mas foi insuficiente. Nesta quarta-feira, a equipe comandada por Enderson Moreira levou 1 a 0 do San Lorenzo, no estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Foi a terceira derrota seguida do Tricolor, que depende da reversão em casa para não trocar de treinador.

O resultado, conquistado com gol de Correa, dá vantagem aos argentinos. No duelo da Arena do Grêmio qualquer vitória ou empate leva a equipe do Papa Francisco para as quartas de final. Quem avançar enfrentará Cruzeiro ou Cerro Porteño.

Foi a terceira derrota seguida do Grêmio. O inferno azul, branco e preto começou com a goleada de 4 a 1 sofrida diante do Inter na final do Estadual, teve segundo ato na estreia do Brasileiro com derrota por 1 a 0 para o Atlético-PR e culminou nesta quarta. A sequência empurra o técnico Enderson Moreira para fora do clube. A direção gremista pode optar pela troca antes mesmo do segundo duelo. Mas o pouco tempo para recuperação e a diferença mínima podem manter o comando.

O Grêmio optou por mudar o mínimo possível. Mesmo abalado pelos últimos resultados, o técnico Enderson Moreira não fez grandes alterações na equipe. Léo Gago entrou na esquerda, Pedro Geromel na zaga, e Luan, que voltou após lesão, começou na reserva.

Em campo, o San Lorenzo, apoiado por 40 mil torcedores no estádio Nuevo Gasómetro, manteve o controle das ações. Fora de casa, o time brasileiro se postou atrás, deu a posse de bola ao oponente e apostou em saídas rápidas para contra-ataque com Dudu pela esquerda e Zé Roberto.

Aos poucos, a equipe gaúcha conseguiu igualar o ritmo dos locais e passou a tomar conta do campo rival. O San Lorenzo teve dificuldades para conter Dudu, principal arma gremista. E pelo lado as principais chances foram criadas.

Mas nenhuma vez os goleiros Torrico ou Marcelo Grohe trabalharam para impedir que a rede balançasse. O primeiro tempo encerrou com 0 a 0 justificando a paridade de forças em campo.

"Tem que ter mais capricho no último passe. Estamos tendo espaços para o contra-ataque e temos que cuidar isso", disse Werley. "Aguentamos a pressão e no segundo tempo precisamos voltar ligados para conquistar o resultado", completou Edinho.

O Grêmio tentou buscar o gol logo no começo da etapa final. Aos 5 minutos, Zé Roberto encontrou Ramiro dentro da área do San Lorenzo. O volante tentou driblar Torrico, que saiu bem do gol e fez a defesa.

Mas um minuto depois veio o gol do San  Lorenzo. Uma troca de passes saiu da direita para o centro da área até Correa. O camisa 11 bateu forte e venceu Marcelo Grohe, abrindo o placar.

O Grêmio tratou de buscar o ataque. Luan saiu do banco e entrou na vaga de Ramiro. As dificuldades evidentes na partida foram ampliadas pela tensão pelo placar. Mas em nenhum momento o Tricolor se entregou.

Aos 35 minutos o Grêmio teve uma chance de ouro. Buffarini recuou a bola para o goleiro Torrico, que não entendeu e segurou. O árbitro Enrique Osses assinalou tiro indireto da linha da pequena área para o time brasileiro. Na cobrança, com barreira sobre a linha do gol, Dudu tocou e Barcos bateu longe da meta, desperdiçando oportunidade evidente de empatar a partida.

Mas nem mesmo toda pressão feita foi suficiente. O Grêmio perdeu a partida e precisará reverter o quadro em Porto Alegre para seguir na Libertadores.

SAN LORENZO 1 X 0 GRÊMIO

Data: 23/04/2014 (quarta-feira)
Local: estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Enrique Osses
Auxiliares: Carlos Astroza e Sergio Román
Cartões amarelos:  Correa (SLO), Buffarini (SLO), Más (SLO) Kamnemann(SLO); Léo Gago (GRE), Edinho (GRE)
Gols: Correa, do San Lorenzo, aos 6 minutos do segundo tempo;

SAN LORENZO
Sebastián Torrico; Julio Buffarini, Carlos Valdés, Santiago Gentiletti e Emmanuel Más; Héctor Villalba (Cavallaro), Juan Mercier, Néstor Ortigoza e Ignacio Piatti (Kamnemann); Angel Correa (Elizari) e Mauro Matos.
Técnico: Edgardo Bauza

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Pedro Geromel e Léo Gago (Breno); Ramiro (Luan), Edinho, Riveros, Zé Roberto (Maxi Rodríguez) e Dudu; Barcos.
Técnico: Enderson Moreira