Topo

Empenho do Grêmio dá fôlego a Enderson Moreira, que segue no comando

Do UOL, em Porto Alegre

24/04/2014 09h00

O empenho mostrado pelo Grêmio em campo satisfez a direção. Mesmo derrotado por 1 a 0 para o San Lorenzo no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, o comando do clube viu crescimento da equipe e abafou a ideia de troca na comissão técnica. Enderson Moreira ouviu palavras de apoio e ganhou fôlego para manter o emprego.

Logo após o jogo, o diretor executivo de futebol, Rui Costa, fez questão de salientar que a disposição tática do time foi exatamente a solicitada pelo treinador. O dirigente ainda citou que a palestra foi muito positiva e conseguiu tocar os atletas.

O discurso já foi diferente do ocorrido após a derrota para o Atlético-PR, na estreia do Brasileirão. Na ocasião, a relação direta entre resultados e sequência foi elencada pelos dirigentes gremistas.

"Não tenho que pensar nestas coisas. Eu foco sempre no trabalho. Quando ocorrem derrotas e a equipe não tem o comportamento que esperamos, me atenho a este aspecto para reverter o quadro. Hoje não conseguimos o resultado, mas brigamos muito e a atuação foi importante pela maneira que brigamos e jogamos. Isso nos dá muita confiança", salientou o técnico Enderson Moreira após a partida.

Uma eventual troca na comissão técnica só ocorrerá caso exista oscilação considerável nos jogos que encerram o mês. O próximo compromisso será domingo, pela segunda rodada do Brasileirão, contra o Atlético-MG, às 18h30, na Arena. Já o jogo de volta das oitavas de final da Libertadores está marcado para a próxima quarta, às 22h, também em Porto Alegre.

"Nossa mentalidade foi de um time que buscou o resultado. Mas eles tiveram uma bola e saíram com a vitória. Do meu ponto de vista, foi injusto. Mas saímos confiantes e temos totais condições de reverter em casa", atestou o meia Zé Roberto.

O próprio elenco já percebeu o quanto a atuação foi importante para evitar a saída do treinador. Após a partida, as palavras de apoio a Enderson foram evidentes nos atletas.

"Sabemos que no futebol o resultado é o mais importante. Mas o jogo de hoje mostrou que estamos no caminho certo", disse Zé. "Ele [Enderson] tem o grupo na mão e está fazendo um grande trabalho. Essa pressão não existe entre nós", completou Edinho.

A delegação gremista retorna da Argentina na tarde desta quinta-feira. O grupo retoma atividades na sexta-feira visando o duelo de domingo pelo certame nacional.