Topo

Cruzeiro fica no empate, frustra torcida e dá adeus à Libertadores

Do UOL, em Belo Horizonte

14/05/2014 23h54

A torcida compareceu em grande número (quase 45 mil torcedores presentes), mas desta vez a mística do Mineirão não funcionou e o Cruzeiro foi eliminado nas quartas de final da Libertadores. Sem reencontrar o futebol que o levou ao título brasileiro de 2013, o time celeste empatou com o San Lorenzo, por 1 a 1, nesta quarta-feira, e adiou o sonho de conquistar pela terceira vez o título do torneio continental.

Derrotado no jogo de ida por 1 a 0, em Buenos Aires, o Cruzeiro precisa vencer por diferença superior a um gol para avançar às semifinais da competição. O San Lorenzo, que havia eliminado o Grêmio nas oitavas, passa pelo time mineiro e agora espera o vencedor do duelo entre Lanús e Bolivar.

O Cruzeiro foi surpreendido logo aos 9min, quando o San Lorenzo aproveitou falha de Dedé e abriu o placar com Piatti. O time celeste descontou na etapa final com o zagueiro Bruno Rodrigo, mas a reação veio tarde e a equipe mineira ainda precisaria de mais dois gols para se classificar. Não conseguiu.

Desde a reabertura do Mineirão (reformado para a Copa do Mundo), no início do ano passado, o Cruzeiro apresenta excelente retrospecto no local e o fator campo foi decisivo no título do Brasileirão. Em 39 jogos, foram apenas duas derrotas no estádio.

Precisando vencer por diferença superior a um gol, o Cruzeiro entrou em campo modificado. O técnico Marcelo Oliveira sacou do time Ricardo Goulart e promoveu a entrada de Marcelo Moreno. Com isso, Júlio Baptista foi recuado para a função de armador. No meio-campo, Nilton voltou a ser titular e ganhou a vaga de Lucas Silva, que ficou no banco.

Com uma postura ofensiva, o Cruzeiro sofreu um baque antes dos dez minutos. Apesar da vantagem, o San Lorenzo não ficou acuado na defesa. Pelo contrário. Foi ao ataque e abriu o placar com Piatti. Depois de um bote errado de Dedé, a bola chegou ao atacante, que finalizou sem chance para Fábio.

O Cruzeiro teve a chance de empatar a partida aos 15min. Ceará cruzou da direita e Marcelo Moreno, livre, cabeceou para fora, com perigo. O time mineiro voltou a assustar com Júlio Baptista, aos 27min, que finalizou da entrada da área, mas a bola passou à direita do gol.

O San Lorenzo também esteve perto de marcar o segundo. Num contra-ataque rápido, Piatti saiu livre na cara de Fábio, mas chutou em cima do goleiro celeste, que salvou com os pés. No último minuto do primeiro tempo, Marcelo Moreno recebeu na área e desviou a bola, que bateu nas duas traves e não entrou.

Precisando de três gols, o Cruzeiro voltou com uma alteração ousada para o segundo tempo. Marcelo Oliveira tirou o volante Nilton, que não estava bem no jogo, para colocar o atacante Dagoberto.

O time celeste voltou a encontrar dificuldade para chegar ao gol adversário. Aos 7min, Willian chegou a marcar, mas a arbitragem assinalou impedimento do atacante. Sem render, Júlio Baptista deu lugar a Ricardo Goulart.

O Cruzeiro apertou e chegou o empate aos 25min. Bruno Rodrigo aproveitou um cruzamento na área e marcou de cabeça, dando esperança ao Cruzeiro.

O jogo esquentou no Mineirão. Depois de uma confusão entre os jogadores, Romagnoli, que voltou ao time depois de cumprir suspensão de quatro jogos e entrou no segundo tempo, acertou Marcelo Moreno e acabou expulso. O clima quente ficou apenas na discussão entre os jogadores. O marcador permaneceu estacionado no 1 a 1, e o Cruzeiro deixou o Brasil sem representantes nas semifinais da Libertadores.

SAN LORENZO 1 X 1 CRUZEIRO

Data: 14/5/2014 (quarta-feira)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Martin Vazquez (URU)
Auxiliares: Rodney Aquino (URU) e Carlos Cáceres (URU)
Cartões amarelos: Dedé (CRU); Mercier, Matos, Kannemann (SAN)
Cartões vermelhos: Romagnoli (SAN)
Gols
: Piatti, aos 9min do primeiro tempo; Bruno Rodrigo, aos 25min do segundo tempo

CRUZEIRO
Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Samudio (Egídio); Henrique, Nilton (Dagoberto), Everton Ribeiro e Júlio Baptista (Ricardo Goulart); Willian e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira

SAN LORENZO
Torrico; Buffarini, Valdés, Gentiletti e Emanuel Mas; Villalba (Kalinski), Ortigoza, Mercier e Piatti (Kannemann) Angel Correa (Romagnoli) e Matos
Técnico: Edgardo Bauza