Topo

5 coisas que o corintiano precisa saber do Once Caldas, rival na pré

Do UOL, em São Paulo

22/12/2014 12h27

O Corinthians terá o Once Caldas como adversário na pré-Libertadores. O time colombiano conseguiu o acesso à etapa preliminar pela somatória de pontos em dois torneios (Apertura e Clausura).

Campeão da Libertadores de 2004, o Once Caldas não apresenta no elenco um jogador de grande destaque; a defesa é o setor mais confiável do time.

Os dois jogos entre Corinthians x Once Caldas acontecerão em 4 de fevereiro (no Itaquerão) e 11 de fevereiro (em Manizales, Colômbia).

Confira 5 informações importantes do rival corintiano

1 - Melhor do time: goleiro José Cuadrado

José Cuadrado, goleiro do Once Caldas - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Único atleta do Once Caldas presente em convocações da seleção da Colômbia. José Cuadrado tem 29 anos e espera ganhar espaço no selecionado sobretudo com a aposentadoria de Farid Mondragón.  Apontado como o melhor atleta do Once Caldas em enquete promovida no site oficial do clube colombiano.

2 - Fique de Olho: Johan Arango

Johan Arango, meia-atacante do Once Caldas - Once Caldas.com - Once Caldas.com
Imagem: Once Caldas.com

Maior goleador do Once Caldas no torneio Clausura (disputado no segundo semestre). Foram 8 gols em 20 jogos. Apesar de ser o principal jogador de frente do time, Arango terá de recuperar espaço no Once Caldas. Isso porque ele foi punido internamente por beber cerveja em horário inapropriado. Arango foi penalizado com um jogo de suspensão e começou na reserva na última partida disputada pelo clube no ano (derrota por 2 a 1, gol marcado por ele).  

3 - Defesa forte

O Once Caldas teve a segunda melhor defesa dos torneios Apertura e Clausura. O time sofreu 34 gols em 36 partidas (contando as etapas classificatórias das duas competições). O goleiro José Cuadrado é reserva da seleção colombiana (ver acima). Só o Santa Fé, campeão do Clausura, sofreu menos gols que o Once Caldas.

4 - Nenhum jogador na Copa

Jogadores da Colômbia comemoram com dança o primeiro gol da partida contra a Costa do Marfim - Evaristo Sa/AFP - Evaristo Sa/AFP
Imagem: Evaristo Sa/AFP

Pode se dizer que o forte do Once Caldas é o coletivo. Individualmente não há nenhum atleta que jogue no time titular da seleção colombiana. Grande surpresa da Copa do Mundo, a Colômbia não teve nenhum representante do Once Caldas entre os 23 convocados.

5 - Não ganhou nada em 2014

O Once Caldas conseguiu a vaga na pré-Libertadores em virtude da somatória de pontos nos torneios Apertura e Clausura. Nada de título na temporada. Foi premiado pelo equilíbrio (se manteve sempre próximo do G-4 colombiano nas duas competições). O máximo que conseguiu foi a quarta colocação no Clausura. No Apertura, o time ficou em 5º.