Topo

San Lorenzo e Corinthians jogam à sombra de tribunal linha dura da Conmebol

Tite fala com Jadson e Mendoza em treino na casa do atual campeão San Lorenzo - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Tite fala com Jadson e Mendoza em treino na casa do atual campeão San Lorenzo Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Do UOL, em São Paulo

04/03/2015 06h00

Se em seu DNA a Copa Libertadores tem torcidas que atiram objetos no gramado e arbitragens que permitem o jogo violento, San Lorenzo-ARG e Corinthians jogam nesta quarta-feira (22h de Brasília) em Buenos Aires para provar o contrário.

Instrumento criado para mudar essa realidade, o Tribunal Disciplinar da Conmebol funciona desde janeiro de 2013. Nesta quarta, o time argentino joga com portões fechados no Nuevo Gasometro pelo mau comportamento de seus torcedores na edição passada. O Corinthians também foi "vítima" do tribunal e perdeu Paolo Guerrero, suspenso por três partidas porque deixou o cotovelo no adversário em lance de bola aérea em jogo com o Once Caldas-COL.

Presidido pelo brasileiro Caio Rocha, o tribunal tem aplicado penas duras desde sua criação. O são-paulino Luís Fabiano, por exemplo, levou quatro jogos de suspensão na Copa Libertadores 2013 e outros três na Copa Sul-Americana 2014. Esse rigor deixou o Corinthians preocupado também no último duelo, diante do São Paulo. Graças a um gandula que foi expulso pela arbitragem, o clube chegou a ser denunciado, mas até aqui escapou de punição.

Para fugir desse rigor, Tite aposta na conduta quase sempre limpa de seu time, normalmente entre os mais disciplinados dos torneios que participa. Depois de um início de temporada marcado por expulsões de Guerrero, Cássio e Fábio Santos, o Corinthians que vai à Argentina parece livre do começo de ano conturbado nesse sentido. Até porque os resultados são até acima da expectativa.

Invicto em 2015 e com seu melhor desempenho defensivo do século após nove jogos disputados, o time corintiano passou com facilidade pelo Once Caldas-COL na primeira fase e pelo São Paulo na estreia da fase de grupos. O jogo com portões vazios na Argentina é uma prova para a concentração, segundo Tite. Com Danilo como exemplo de jogador emocionalmente frio, ele quer que o time se esqueça da ausência de torcida rival e dos efeitos que isso possa ter na partida.

Na formação, o Corinthians terá dois jogadores diferentes em relação aos últimos jogos pela Libertadores. Edu Dracena assume o lugar de Felipe na defesa - o titular sente dores no ouvido. Mendoza joga no lugar de Emerson Sheik, que sem condição física ideal após inflamação no joelho direito acabou cortado da viagem à Argentina. Nada que altere o sistema tático 4-1-4-1, a princípio.

Já o San Lorenzo também não terá contra o Corinthians um de seus principais jogadores. O meio-campista Néstor Ortigoza, que ao lado de Mercier e Romagnoli é um dos maiores referenciais técnicos da equipe, tem sofrido com um problema crônico no tendão de Aquiles da perna direita e já foi descartado. É só um dos problemas do time argentino, que terá Mussis como titular. E nenhum torcedor presente.

SAN LORENZO-ARG x CORINTHIANS

Local: Estádio Nuevo Gasometro, em Buenos Aires (ARG)
Data: 04 de março de 2015, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Carlos Vera (EQU)
Assistentes: Christian Lescano e Byron Romero (ambos EQU)

SAN LORENZO-ARG: Torrico; Buffarini, Cetto, Caruzzo e Más; Mussis, Mercier e Quignon; Romagnoli e Blanco; Mauro Matos.
Treinador: Edgardo Bauza

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Edu Dracena (Felipe), Gil e Uendel; Ralf; Jadson, Renato Augusto, Elias e Mendoza; Danilo.
Treinador: Tite