Topo

Insubstituível. R. Augusto volta ao Corinthians no Uruguai com novo status

Em novo sistema tático, Renato Augusto é figura essencial para Tite - Julia Chequer/Folhapress
Em novo sistema tático, Renato Augusto é figura essencial para Tite Imagem: Julia Chequer/Folhapress

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

17/03/2015 06h00

Até pouco tempo atrás, ele nem era titular absoluto do Corinthians. Hoje, por seus méritos próprios e também questões táticas, Renato Augusto se tornou essencial para Tite. É algo que tentará provar em campo mais uma vez, nesta terça-feira, em visita contra o Danubio-URU pela Copa Libertadores.

As condições físicas de Renato, em Montevidéu, não devem ser as ideais. O meia do Corinthians ainda se recupera de uma pancada sofrida no tornozelo esquerdo, há duas semanas, diante do San Lorenzo. Mas vai jogar, principalmente, porque é difícil de encontrar um substituto para ele no elenco.

Sábado passado, contra o Red Bull-SP, Tite utilizou Cristian na mesma função de Renato Augusto. O teste durou 45 minutos, não deu resultado e fez o treinador assumir um erro. "No 4-1-4-1, fica mais difícil para ele mesmo. Não é culpa dele, é também do técnico, que precisava ver essa situação", definiu.

Na visão de Tite, Cristian e Danilo, as principais alternativas, não possuem um repertório tão completo como os de Elias e Renato Augusto, capazes de marcar e criar com a mesma intensidade no sistema tático de 2015. Cristian é mais marcador e tem qualidade de passe. Já Danilo, acrescenta tecnicamente, mas reduz a dinâmica do setor e a velocidade na transição de bola.

Ao chegar no Corinthians, curiosamente, essa possibilidade já era pensada para Renato Augusto. A ponto de, muitas vezes, ele ser considerado um possível sucessor para Paulinho, o que não se configurou na prática. Renato jogou em todas funções mais adiantadas até ganhar um novo papel de Tite como meia central ao lado de Elias no sistema tático 4-1-4-1.

No Uruguai, Renato tentará provar novamente porque está entre os protagonistas do Corinthians 2015. Além de um gol marcado neste ano, ele também contribuiu com quatro assistências para gol, algo que Tite espera também em um jogo com características peculiares na Libertadores. Bastante acanhado, o Estádio Luis Franzini tem capacidade para 18 mil torcedores e será palco para a luta do Danubio pela sobrevivência.

Sem pontuar depois de dois jogos na competição, o time uruguaio sabe que só uma vitória em casa manterá vivas as chances de classificação. Na estreia, o Danubio vencia o San Lorenzo-ARG até os minutos finais, mas sofreu a virada. Já no jogo seguinte, acabou goleado no Morumbi e deixou impressão bastante ruim. Com elenco muito jovem, o treinador Leonardo Ramos assume que a torcida não deve ter muitas esperanças, sobretudo contra o líder do Grupo 2.

DANUBIO-URU x CORINTHIANS

Local: Estádio Luis Franzini, em Montevidéu (URU)
Data: 17 de março de 2015, terça-feira
Horário: 20h00 (de Brasília)
Árbitro: Julio Bascuñan (Chile)
Assistentes: Francisco Mondría e Claudio Ríos (ambos Chile)

DANUBIO-URU: Torgnascioli; Peña, Formiliano, Joaquín Pereyra, Federico Ricca e Leandro Sosa; Renzo Pozzi, Ignacio González, Marcelo Tabárez e Gonzalo Barreto e Matías Castro.
Treinador: Leonardo Ramos

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Ralf; Jadson, Renato Augusto, Elias e Emerson; Guerrero.
Treinador: Tite