Topo

Se perder na quarta, São Paulo vai ter de torcer pelo Corinthians?

Do UOL, em São Paulo

31/03/2015 12h00

O São Paulo precisa não perder nesta quarta-feira, contra o San Lorenzo, na Argentina, pela Copa Libertadores, para manter estável a situação do técnico Muricy Ramalho e para, principalmente, não correr riscos de classificação às oitavas de final. Além disso, uma derrota no Nuevo Gasómetro irá acarretar em situação curiosa: o São Paulo e os são-paulinos teriam que torcer pelo rival Corinthians contra o San Lorenzo na rodada seguinte.

Neste momento, o Grupo 2 da Libertadores tem o Corinthians como líder, com nove pontos, São Paulo na segunda posição, com seis pontos, San Lorenzo abaixo, com três, e Danúbio (URU) em último, sem qualquer ponto. Nesta quarta-feira, no Itaquerão, é improvável que o Corinthians perca pontos contra os uruguaios, o que levaria o time de Tite a 12 pontos. Se perder do San Lorenzo, o São Paulo empataria com os argentinos em seis pontos e ainda poderia ser ultrapassado pelo saldo de gols, dependendo do placar.

A situação, então, é transposta para a quinta e penúltima rodada. O São Paulo vai ao Uruguai para enfrentar o Danúbio e não deverá ter grandes problemas para vencer e somar três pontos. O Corinthians enfrenta o San Lorenzo que, nesta suposição, estaria com o mesmo número de pontos do São Paulo. Se o Corinthians tirar pontos dos argentinos, isso garantiria o São Paulo na segunda colocação.

Na última rodada da fase de grupos, o São Paulo recebe o Corinthians no Morumbi. Caso chegue a essa rodada com o mesmo número de pontos do San Lorenzo, que enfrenta o Danúbio na Argentina, provavelmente terá de vencer o arquirrival - para o qual já perdeu duas vezes em 2015, sendo uma no Morumbi - e brigar com os argentinos em saldo de gols.

Por tudo isso, é fundamental que o São Paulo tire pontos do San Lorenzo nesta quarta-feira, no Nuevo Gasómetro. Um empate já seria um resultado excelente para o time de Muricy Ramalho, que não dependeria mais do Corinthians para se classificar.