Topo

Só festa em Itaquera. Corinthians dá show sobre uruguaios com 3 de Guerrero

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

01/04/2015 23h52

O ápice técnico do Corinthians apareceu mais uma vez no Itaquerão pela Copa Libertadores.

Nesta quarta-feira, com exibição impecável do início ao fim, o Corinthians aplicou 4 a 0 contra o Danubio-URU e manteve sua rotina de atropelar os adversários dentro de casa na competição, o que já havia acontecido contra Once Caldas-COL e São Paulo.

Por mais que tenha sido uma grande exibição coletiva, a vitória também teve um protagonista. Paolo Guerrero marcou três vezes, esbanjou inteligência e qualidade técnica para confundir a defesa uruguaia e teve seu primeiro grande jogo nesta Libertadores.

Com 12 pontos - 100% de aproveitamento - no Grupo 2, o Corinthians precisa de apenas mais um empate para avançar às oitavas de final sem depender dos outros resultados. A liderança, porém, é bastante folgada: San Lorenzo-ARG e São Paulo, com seis pontos cada, precisariam fazer todos os pontos que restam e ainda tirar uma vantagem grande no saldo de gols.

Fases do jogo: O melhor futebol coletivo do Corinthians apareceu mais uma vez na Copa Libertadores. Em seu habitat natural, Itaquera, jogou no mesmo alto nível das vitórias sobre Once Caldas (4 a 0) e São Paulo (2 a 0). Para o pouco competitivo e limitado time uruguaio, foi praticamente impossível causar qualquer ameaça desde o início.

O bom toque de bola entre Jadson, Elias e Renato Augusto, a velocidade de Emerson, as infiltrações de Fagner e a inteligência de Guerrero foram as maiores expressões do futebol coletivo da equipe de Tite. Aos 26min, quando o placar foi aberto, algumas oportunidades já tinham sido criadas. Nas melhores, Sheik e Guerrero pararam no goleiro uruguaio. Mas, em preciosa cobrança de falta, Jadson colocou na gaveta para impor a vantagem.

Com dois homens de ataque e uma recomposição que parecia insuficiente, o Danubio não fez frente e deixou ainda mais espaços. Assim, aos 33min, Jadson deu início a um ótimo contragolpe com Guerrero, que recebeu cruzamento preciso de Elias para fazer, de cabeça, o gol da tranquilidade. Na saída ao intervalo, o Corinthians já tinha a vitória bem encaminhada, e tratou de encher seus torcedores de alegria no reinício.

Bastou a bola voltar a rolar para a festa ter sequência, e novamente com o principal jogador do Corinthians. Da esquerda, Emerson acertou um cruzamento perfeito para Guerrero empurrar para as redes no segundo pau. Enquanto a equipe uruguaia apelava para a violência, os corintianos jogavam de forma objetiva e concentrada em fazer o máximo de gols possíveis. E Guerrero, após cobrança de falta de Jadson, escorou para anotar o quarto.

O melhor - Paolo Guerrero. Foi uma exibição essencialmente coletiva, mas o peruano chamou atenção pela técnica, oportunismo e inteligência.

O pior - Fornaroli. Tido como o melhor do Danubio, teve atuação pouco inspirada e sem muita dedicação.

Chave do jogo: Diferença técnica e intensidade entre as equipes. Corinthians teve superioridade numérica em todos setores.

Toque dos técnicos: O equilíbrio mental é um ponto impressionante do Corinthians e deve ser atribuído também a Tite. Mesmo caçados em vários momentos pelo time uruguaio, os corintianos jogaram concentrados, não reclamaram da arbitragem e não revidaram.

Para lembrar:

O primeiro hat-trick de Guerrero. Até aqui, o peruano não havia feito três gols pelo Corinthians no mesmo jogo.

Faltou pouco. Com 38471 torcedores, o jogo com o Danubio ficou próximo dos 38487, recorde do Itaquerão em jogos do Corinthians.

Próximo jogo sem Rede Globo. Marcado para 16 de abril, o duelo com o San Lorenzo será exibido somente pela Fox Sports.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 4 x 0 DANUBIO-URU

Local: Estádio Itaquerão, em São Paulo (SP)
Data: 1º de abril de 2015, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Diego Haro (Peru)
Assistentes: César Mauricio Escano e Braulio Cornejo (ambos Peru)
Gols: Jadson, aos 26min, Guerrero, aos 33min do primeiro tempo, a 1min e aos 24min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Emerson, De Los Santos, Sosa, Cristián González, Gravi
Cartão vermelho: De Los Santos

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe (Edu Dracena), Gil e Uendel; Ralf; Jadson, Elias (Petros), Renato Augusto e Emerson (Vagner Love); Guerrero.
Treinador: Tite

DANUBIO: Torgnascioli; Velasquez (Gravi), Ricca, De Los Santos e Cristián González; Formiliano, Milesi (Ignacio González), Sosa e Viana (Schirone); Fornaroli e Castro.
Treinador: Leonardo Ramos