Topo

Corinthians quer 1º lugar geral na Libertadores, mas ainda não pensa no SP

Tite falou sobre os objetivos do Corinthians na Libertadores durante coletiva de imprensa no clube nessa quarta - Junior Lago/UOL
Tite falou sobre os objetivos do Corinthians na Libertadores durante coletiva de imprensa no clube nessa quarta Imagem: Junior Lago/UOL

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

15/04/2015 18h23

Ser o primeiro colocado da fase de grupos nem sempre assegura os melhores cruzamentos, mas o Corinthians lutará por isso na Copa Libertadores. Esse foi um dos argumentos usados por Tite, nesta quarta-feira, para explicar porque irá utilizar a força máxima no duelo contra o San Lorenzo, marcado para quinta na Arena Corinthians.

O cruzamento do mata-mata é formado a partir das posições dos primeiros e segundos colocados - melhores enfrentam piores. Mas, acima de tudo, o time de melhor campanha tem direito de sempre definir em casa. É um ponto, por exemplo, que interessa Tite.

"Não determina se vai passar de fase, mas qualquer vantagem que se possa levar é melhor. A gente luta para ter vantagens. Pode ser pequena, não me assegura, mas se há possibilidade vamos trazer para nós", explicou o treinador nesta terça. Por ora, o Corinthians é o segundo melhor do torneio, atrás somente do Boca Juniors-ARG.

Na cabeça do comandante, inclusive, é necessário cautela quanto à vaga na próxima fase. O Corinthians só precisa de um ponto nos dois jogos finais - San Lorenzo e São Paulo - para confirmar a passagem, mas ainda assim Tite quer superar os argentinos para, de fato, pensar no estágio seguinte.

"Temos que nos preparar para momentos decisivos, de buscar classificação. Podemos estar a partir do resultado de hoje (São Paulo visita Danubio-URU), mas não estamos", explicou Tite. Ele se lembrou que, em 2011, o Corinthians teve o título brasileiro adiado em Florianópolis quando o Vasco, que brigava pela taça, anotou nos acréscimos contra o Fluminense.

"Estou descendo para o vestiário depois do jogo e o Bruno (Mazziotti, fisioterapeuta) vem e 'somos campeões'. Desci lá embaixo, vem a Renata (assessora de imprensa) e diz que foi gol dos caras. Ficamos 15 minutos em que ninguém falava nada e correndo o risco de não ser campeões em um clássico com o Palmeiras. Está encaminhado, mas não está decidido", disse.

Tite também foi questionado se conseguir a classificação nesta semana pode fazer com que o Corinthians, na próxima, jogue sem força máxima com o São Paulo. O jogo fechará a fase de grupos na quarta que vem. "Estou na primeira de três etapas (há clássico com o Palmeiras no domingo, pelo Paulista). A sequência é dura e temos que primar pela saúde dos atletas", disse.

Ainda houve tempo para Tite explicar a decisão conjunta de usar todos titulares na quinta. "A decisão é do Corinthians. Levantamos possibilidades, situações e não teve divergência nessa ideia. O que é mais importante? Não pode dar segundo passo pensando no primeiro. Estamos voltados ao jogo, à Libertadores", explicou.