Topo

Corinthians empata com San Lorenzo e frustra público recorde. SP segue 2º

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

16/04/2015 23h53

Os torcedores fizeram sua parte, os jogadores se esforçaram, mas o Corinthians não passou de empate sem gols nesta quinta-feira, contra o San Lorenzo, em Itaquera.

Com situação confortável na Copa Libertadores, o Corinthians confirmou a classificação que já estava encaminhada à próxima fase. Por outro lado, perdeu a possibilidade de lutar pela melhor posição geral, agora assegurada ao Boca Juniors-ARG. De quebra, os corintianos até ajudaram o São Paulo, que segue vice-líder.

Ao fim da penúltima rodada, o Grupo 2 tem o seguinte panorama: o Corinthians lidera com 13 pontos e não poderá mais ser alcançado. O São Paulo tem 9 e saldo de três gols pró. Já o San Lorenzo, atual campeão, possui 7 pontos e saldo zerado. Mas, na próxima quarta, pega o Danubio-URU em seu estádio. São-paulinos e corintianos se reencontrarão no Morumbi.

Na Arena Corinthians, os torcedores fizeram festa e superaram a barreira de 40 mil pela primeira vez. O novo recorde de público não conseguiu, entretanto, celebrar um gol. Os argentinos jogaram de maneira concentrada, marcaram firme e o goleiro Torrico, no primeiro tempo, pegou tudo que apareceu pela frente.

Fases do jogo:

O Corinthians iniciou a partida com a costumeira estratégia de outros jogos como mandante na Libertadores. Pressão sobre o adversário, marcação alucinante e bom repertório ofensivo. Mas, ao contrário do que ocorreu contra Once Caldas-COL, São Paulo e Danubio-URU, não fez gol tão rápido. E o time argentino, superior aos demais, foi mais perigoso.

Em 45 minutos, o Corinthians chegou com chute de Emerson, em finalização forte de Renato Augusto de fora da área e ainda com Felipe, em rebote. O goleiro argentino Torrico foi firme e ágil em todas elas. O San Lorenzo, com transição ofensiva rápida e bola aérea apurada, também teve suas chances. Blanco finalizou rente à trave, Matos assustou Cássio em escanteio e o veterano Yepes, também por cima, calou Itaquera por um instante.

Depois do intervalo já não era mais possível o Corinthians manter o mesmo ritmo. A marcação, dessa maneira, voltou à linha do meio-campo, mas o San Lorenzo se manteve à espreita para os contragolpes e com marcação firme. Vagner Love, de tanto errar na frente, deu lugar a Danilo, mas nada mudou muito.

Na medida em que as pernas começaram a sentir, o Corinthians já não conseguiu ser agressivo como antes, seja na marcação ou ao atacar. O San Lorenzo se soltou mais, mas preferiu manter a postura conservadora e jogará tudo por uma goleada contra o Danubio na próxima semana.

O melhor - Torrico. Nas chegadas corintianas, sobretudo no primeiro tempo, teve desempenho irretocável.

O pior - Vagner Love. Seu ritmo evolui a cada jogo, mas não teve noite boa tecnicamente. Torcida até vaiou.

Chave do jogo: Pegada dos dois lados. A partida foi tão intensa e combativa que, nos últimos 20 minutos, os jogadores dos dois lados pareciam sem forças para romper as marcações.

Toque dos técnicos: Tite de novo variou taticamente ao longo do jogo, apostou em Danilo como opção a Vagner Love, mas demonstrou pouca confiança no banco de reservas. Bauza não abdicou do ataque, mas se dividiu entre fazer o San Lorenzo atacar e correr riscos demais. No fim, o empate manteve chances vivas para a rodada final dos argentinos.

Para lembrar:

Recorde em Itaquera. A Arena Corinthians conseguiu romper a barreira dos 40 mil torcedores e registrou novo recorde de público com 40744 pagantes.

Clássicos a caminho. Domingo, em casa, o Corinthians decide vaga na final do Paulista contra o Palmeiras. Já na quarta, no Morumbi, fecha a fase de grupos da Libertadores com o São Paulo.

Guerrero internado. O peruano se recupera de dengue desde o último sábado. A previsão é que retorne aos treinos em dez dias.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 0 x 0 SAN LORENZO-ARG

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 16 de abril de 2015, quinta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Victor Carrillo (Peru)
Assistentes: César Escano e Braulio Cornejo (ambos Peru)
Público e renda: 40744 pagantes (41107 total) e R$ 3.329.516,50
Cartões amarelos: Jadson, Caruzzo, Blanco

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Ralf; Jadson, Elias, Renato Augusto e Emerson (Mendoza); Vagner Love (Danilo).
Treinador: Tite

SAN LORENZO: Torrico; Bufarini, Caruzzo, Yepes e Más; Ortigoza e Mercier; Villalba (Mussis), Romagnoli (Alan Ruíz) e Blanco (Barrientos); Matos.
Treinador: Edgardo Bauza