Topo

Corinthians tem grande chance de pegar Atlético-MG; confira no simulador

Corinthians e Atlético-MG se enfrentaram nas quartas da Copa do Brasil de 2014 - Buda Mendes/Getty Images
Corinthians e Atlético-MG se enfrentaram nas quartas da Copa do Brasil de 2014 Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/04/2015 18h52

Se o Atlético-MG conseguir se classificar, tem boa chance de ser o rival do Corinthians nas oitavas de final da Copa de Libertadores. Perdendo ou ganhando o clássico com o São Paulo, é provável que o clube do Parque São Jorge cruze com o segundo colocado do Grupo 1, vaga que deve ficar entre o Galo e o Colo Colo, que se enfrentam no Mineirão pela última rodada da primeira fase.

Vale lembrar, antes de qualquer coisa, que isso é uma projeção. Hoje, o Corinthians pegaria o Cruzeiro nas oitavas, como mostra o UOL Esporte nesta sexta. Só que, com uma rodada pela frente, muita coisa pode (e deve) mudar. Se os favoritos confirmarem seu status, é bem possível que o Atlético-MG caia no caminho de Tite e companhia (se você quiser dar seus palpites e prever confrontos, clique aqui).

A conta, diga-se, não é das mais simples. A um jogo da definição, a maior parte dos grupos sequer definiu quem será o primeiro colocado, o que torna muito difícil fazer uma simulação exata. A reportagem, no entanto, se arriscou mostrando o que acontecerá nos cenários mais prováveis.

Confira a explicação a seguir:

Corinthians x Atlético-MG?
O Corinthians tem 13 pontos, está garantido na primeira colocação e enfrenta o São Paulo na última rodada. Se vencer, ultrapassa o Tigres e vai ao mata-mata como a segunda melhor campanha, atrás apenas do Boca. Se perder, tem tudo para ficar na terceira colocação geral, já que só pode ser alcançado pelo Inter se os colorados tirarem uma diferença de três gols no saldo. Dito isso, vamos considerar que o Corinthians deve ficar no segundo ou terceiro lugar geral.

No grupo 1, Atlético-MG e Colo Colo se enfrentam e os brasileiros precisam vencer por 2 a 0 para avançar. Se o triunfo for só por 1 a 0, os chilenos seguem. Nos dois casos, as equipes terminariam com 9 pontos, separadas apenas pelo saldo de gols. Se for assim, terminariam como sétimo ou sexto melhores vice-líderes, portanto próximos do Corinthians.

Basicamente, então, o Corinthians está garantido como umas das melhores campanhas da fase de grupos e o Atlético-MG, se passar, será umas das piores. Isso faz com que haja mais chance de um duelo entre os dois no chaveamento.

O que vai definir é a posição exata. Se vencer o São Paulo, o Corinthians fica em segundo geral e só encara o Atlético-MG caso os mineiros terminem como a penúltima melhor campanha entre os classificados. Isso vai acontecer, entre outras possibilidades, se Estudiantes ou Huracán avançarem, já que os dois times argentinos podem ser vices com mais pontos que a equipe de Levir Culpi.

O que pode mudar esse cenário? Bom, para começar um tropeço do Atlético-MG. Se bater o time de Levir Culpi o Colo Colo sobe na lista dos melhores vice-líderes. Como foi dito lá no começo da projeção, uma goleada do Inter, em caso de derrota do Corinthians, também pode mudar o cenário. Se Estudiantes e Huracán forem muito mal, também é possível que Libertad, Atlético Nacional ou Universitario Sucre terminem piores que o Galo e impeçam o clássico brasileiro.

São Paulo melhor vice-líder
Se conseguir a vaga, a chance do São Paulo ser o melhor vice-líder da competição é grande. Para a classificação tricolor se consumar, o cenário mais provável é o de vitória contra o Corinthians na última rodada.

Neste caso, Pato e companhia chegariam a 12 pontos e só poderiam ser alcançados pelo segundo colocado do Grupo 1. Para isso, no entanto, o Colo Colo teria de ganhar do Atlético-MG em Belo Horizonte, tirando uma vantagem de dois gols no saldo. Na prática, isso significa um 3 a 0 nos mineiros, já que nessa projeção o São Paulo teria vencido o Corinthians por pelo menos um gol de diferença.

O São Paulo, diga-se, também pode classificar com empate ou derrota no clássico. Para isso teria de torcer para o Danubio fazer o San Lorenzo tropeçar em casa, só que os uruguaios levaram dois 4 a 0 quando saíram de seus domínios. O mais provável, então, é que o clube do Morumbi seja o melhor vice-líder caso avance.

Na projeção de confrontos, o mais provável é que isso signifique um confronto com o líder do Grupo 7, com Atlético Nacional, Libertad e Estudiantes na briga. Essa definição, porém, depende de muitas variáveis e qualquer zebra pode colocar um time diferente no caminho do São Paulo.

Cruzeiro e Inter indefinidos
Antes da última rodada, poucas coisas são mais difíceis de prever do que o futuro de Cruzeiro e Inter na Copa Libertadores. Os dois clubes jogam em casa contra adversários diretos. Se confirmarem o favoritismo, devem terminar entre a quarta e a sexta melhores campanhas da primeira fase, com quase nenhuma chance de um encontro com brasileiros.

O problema é que qualquer vacilo muda tudo. Se perderem em casa, por exemplo, os dois times podem até ser eliminados de forma precoce.