Topo

O que os brasileiros precisam fazer para avançar às 8ªs da Libertadores?

Sem contar com Pato, o São Paulo precisa vencer o rival Corinthians para avançar às oitavas de final - AFP PHOTO / Miguel ROJO
Sem contar com Pato, o São Paulo precisa vencer o rival Corinthians para avançar às oitavas de final Imagem: AFP PHOTO / Miguel ROJO

Do UOL, em São Paulo

17/04/2015 06h00

Após o final da 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores, já é possível fazer as contas do que os times brasileiros precisam fazer para se classificarem ao mata-mata do torneio continental.

Para não depender de resultado alheio, o São Paulo tem que vencer na última rodada o rival Corinthians. O Atlético-MG tem a tarefa mais difícil e não basta vencer para seguir vivo - precisa fazer saldo jogando com o apoio de sua torcida.

Já o Cruzeiro busca uma simples vitória e o Inter, um simples empate. O UOL Esporte preparou um panorama do que cada clube brasileiro precisa fazer para continuar sonhando com a Libertadores.

São Paulo
Se conseguir uma vitória simples no clássico contra o Corinthians, o Tricolor estará nas oitavas da Libertadores. Caso empate seu jogo, o São Paulo terá de torcer para que o San Lorenzo não vença por quatro gols de vantagem. Se perder, o São Paulo só seguirá adiante caso o time argentino não consiga vencer o Danúbio.

Atlético-MG
A situação do Atlético-MG é a mais difícil entre os clubes brasileiros. O Galo precisa vencer por 2 gols de diferença o Colo Colo na última rodada.

A vantagem do Atlético-MG é que joga em casa e com o apoio da torcida que abraça o time a todo custo na Libertadores. Qualquer outro resultado que não a vitória o Galo está fora.

Cruzeiro
O Cruzeiro precisa de uma vitória para avançar ao mata-mata da Libertadores. Basta vencer em casa o Universidad de Sucre.

Se empatar, a Raposa terá de torcer pelo tropeço do Huracán, que pega os Mineiros de Guaiana fora de casa na última rodada. Se o Cruzeiro for derrotado, o Huracán precisa perder seu jogo.

Inter
O Inter tem a situação mais simples para se classificar. Só precisa empatar para avançar ao mata-mata da Libertadores.

Caso perca em casa contra o The Strongest, o Colorado precisa torcer para o Emelec não vencer. Se isso acontecer, a vaga é decidida no saldo de gols. Enquanto o Inter tem saldo positivo de 5, o Emelec tem saldo de 2 gols.

Corinthians
O Corinthians é o único brasileiro já classificado para as oitavas de final da Libertadores. Além disso, já garantiu o primeiro lugar do Grupo 2 com 13 pontos.

A única questão em aberto para o alvinegro é a vaga de segundo melhor primeiro colocado, que só virá com vitória diante do rival São Paulo na última rodada. Nesse momento a vaga está com o Tigres, que tem 14 pontos, já disputou todas as seis partidas, mas tem saldo superior ao Corinthians.